O módulo Philae se separou da sonda espacial Rosetta, na manhã desta quarta-feira, e se prepara para ser a primeira nave a aterrissar sobre um cometa, informou a Agência Espacial Europeia. A conclusão da aterrissagem sobre o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko deve levar sete horas.
O primeiro sinal do Philae deve ocorrer em duas horas, quando o módulo estabilizar a conexão com a Rosetta, já que as informações não podem ser enviadas diretamente para a Terra.
Esta é a primeira vez na história que uma espaçonave chega tão perto de um cometa. O objetivo da missão é estudar a composição do astro celeste
A ESA informou de seu centro de operações na cidade de Darmstadt, na Alemanha, que a separação do módulo Philae ocorreu às 7h03 (de Brasília).
A sonda Rosetta, lançada em 2004, tem como missão estudar pela primeira vez a superfície de um cometa, que os cientistas acreditam ser constituído de um material mais primitivo que o dos planetas. A expectativa é de que a missão esclareça alguns mistérios sobre a formação do universo.
Com informações da agência Efe