Depois do fracasso da primeira tentativa de recuperar uma parte de um foguete espacial, no último sábado - quando o primeiro estágio do Falcon 9 pousou na plataforma situada no Oceano Atlântico prevista para tal fim - a SpaceX, companhia responsável pela missão, divulgou fotos do episódio. As informações são do jornal The Independent.
Foto: Twitter/@elonmusk
Segundo a publicação, Elon Musk, o presidente da companhia, foi quem divulgou as imagens na internet.
O foguete Falcon 9 decolou da base aérea de Cabo Cañaveral (Flórida) tal como estava previsto, 04h47 local (07h47 de Brasília).
Dragon se separou do segundo estágio nove minutos depois da decolagem e entrou em órbita com direção à ISS, à qual chegará na segunda-feira, por volta das 09h de Brasília, levando 2,2 toneladas de carga.
Foto: Twitter/@elonmusk
A verdadeira experiência da missão Dragon aconteceria minutos depois do lançamento, quando os motores do primeiro estágio do foguete deveriam ser religados três vezes para orientar este segmento do Falcon 9 a uma aterrissagem sobre uma plataforma flutuante no Atlântico, a 322 Km da costa da Flórida (sudeste dos Estados Unidos).
Se funcionaria ou não, era uma incógnita. E, enfim, não funcionou. O foguete não conseguiu pousar na plataforma e caiu na água.
As imagens mostram a nave espacial se aproximando da plataforma e caindo. O fracasso causou uma grande explosão.
Foto: Twitter/@elonmusk