O foguete russo Soyuz que partiu no domingo do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, levou três novos membros à tripulação da Estação Espacial Internacional, incluindo a primeira astronauta italiana.
A cápsula Soyuz com o próximo comandante da estação, Terry Virts, da agência espacial norte-americana Nasa, com o comandante da Soyuz Anton Shkaplerov, da Agência Espacial Federal Russa, e a estreante Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia, decolou às 19h01 (horáriode Brasília) do domingo.
Samantha comemorou a conquista em seu Twitter. "Você sabe que está indo ao espaço em breve quando seu folheto está pronto!", escreveu.
You know you're going to space soon when your mission brochure is ready!
http://t.co/3TH9407ksa
pic.twitter.com/kaReDFpEQj
#futura42
— Sam Cristoforetti (@AstroSamantha)
October 23, 2014
Menos de seis horas depois, a cápsula chegou ao lado russo da estação, disse o comentador da missão Kyle Herring, da Nasa, que estava no Centro Espacial Johnson, em Houston.
A Estação Internacional, operada por 15 nações, serve como um laboratório em órbita para pesquisas em diversas áreas.
"Eu acredito que daqui a 100 anos, 500 anos, as pessoas vão olhar para trás para isto como os primeiros passos de um bebê que nós levamos para o sistema solar", disse Virts em uma entrevista à imprensa, antes do lançamento do foguete com a tripulação.
Nas redes sociais, foi confirmada a chegada dos três tripulantes nesta segunda-feira.
The
#Soyuz
spacecraft docked w/ the
#ISS
on Nov. 24
https://t.co/iUy8e6uvS9
#exp42
#futura42
#nasa
#esa
#space
#earth
pic.twitter.com/erSuWbhS2R
— Observing Space (@ObservingSpace)
November 24, 2014