A Agência Espacial Italiana (ASI) anunciou nesta sexta-feira (17) que o instrumento italiano LuGre, lançado em 15 de janeiro e em viagem em direção à Lua, bateu recorde ao receber sinais por satélite a uma distância de 200 mil quilômetros da Terra, algo nunca alcançado até então.
"É a primeira vez que o sistema europeu de navegação por satélite Galileu recebe um sinal vindo de fora da órbita terrestre. Esse resultado abre caminhos para novas fronteiras inexploradas na navegação e nas comunicações interplanetárias", afirmou a ASI, que projetou o LuGre em conjunto com a Agência Espacial Americana (Nasa).
O presidente da ASI, Teodoro Valente, ressaltou a parceria com os Estados Unidos, que levou ao recorde italiano, em sua página no LinkedIn.
"É um feito extraordinário que sela as relações [da ASI] com os EUA e a Nasa. Muitos desafios ainda nos esperam, mas a Lua está a um passo da Itália", escreveu.
O instrumento LuGre (Lunar GNSS Receiver Experiment) é um receptor de navegação por satélite para sinais GPS e Galileu.
Foi desenvolvido na Itália pela ASI através da empresa Qascom de Bassano del Grappa, que criou a ferramenta em apoio às operações da missão, que também conta com o suporte científico do Politécnico de Turim na definição dos objetivos científicos e em gerenciar o processamento de dados. .