O registro do cometa C/2024 G3 (ATLAS) no céu de Brasília feito pelo fotógrafo brasileiro Frederico Danin no sábado, 18, foi destaque no Astronomy Picture of the Day (Foto Astronômica do Dia, em livre tradução) dessa terça-feira, 21. Diariamente, uma imagem ou fotografia diferente do universo é apresentada, juntamente com uma breve explicação escrita por um astrônomo profissional.
"Na foto, a impressionante cauda do cometa foi fotografada em Brasília, no dia 18 de janeiro. Nos últimos dias, o cometa ATLAS desenvolveu uma longa cauda que tem sido parcialmente visível a olho nu após o pôr do sol, principalmente no hemisfério Sul da Terra", consta na descrição da imagem.
Na semana passada, o corpo celeste esteve mais próximo do Sol. Tipicamente, os cometas ficam mais brilhantes neste período, chamado de periélio. A dúvida era se sobreviveria a essa etapa, pois poderia fragmentar-se ou evaporar-se completamente.
Com a previsão de maior visibilidade de países do Hemisfério Sul, sua presença no céu animou os amantes de astronomia pelo melhor cenário possível. Diversos registros foram feitos também do Brasil.
O cometa C/2024 G3 (ATLAS) foi descoberto ainda no ano passado pelo Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (Último Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides, em tradução livre), usado pela agência espacial americana (Nasa) para monitorar objetos próximos à Terra.
Como participar?
O Astronomy Picture of the Day pela Nasa e pela Michigan Technological University (Universidade Tecnológica de Michigan, em livre tradução) dedicado a imagens astronômicas.
Segundo a Nasa, imagens anteriores são armazenadas na aba APOD Archive, que é um campo onde estão arquivadas fotos desde a primeira fotografia em 16 de junho de 1995. Cerca de metade das imagens que aparecem são enviadas por voluntários por email ou por meio de um fórum no Flickr. Para mais informações, .