A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, lançou nesta segunda-feira (14) uma missão com destino a Europa, uma das luas de Júpiter, considerada um local que poderia hospedar formas de vida.
O objetivo da espaçonave, chamada de Europa Clipper, é averiguar se o satélite natural gelado de Júpiter, que tem um enorme oceano subterrâneo, tem potencial de vida.
A sonda foi lançada da plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, com um foguete SpaceX Falcon Heavy. Ao todo, a missão para a quarta maior lua do gigante gasoso custará por volta de US$ 5,2 bilhões.
A viagem de ida da Europa Clipper durará aproximadamente pouco mais de cinco anos e vai percorrer cerca de três bilhões de quilômetros para chegar ao seu destino final.
Assim que chegar, a sonda não entrará em órbita ao redor de Europa, porque a forte radiação produzida por Júpiter danificaria os seus instrumentos muito rapidamente.
A operação prevê que a espaçonave chegue a 25 quilômetros de distância da superfície da lua, mas será o suficiente para traçar um mapa quase completo da área e perceber se o satélite oferece condições adequadas para acolher vida. .