Britânica descobre câncer de mama após "alerta" de cachorro

17 abr 2013 - 14h41
(atualizado às 14h43)
<p>Britânica afirma que cadela salvou sua vida ao 'encontrar' tumor</p>
Britânica afirma que cadela salvou sua vida ao 'encontrar' tumor
Foto: The Grosby Group

Uma britânica descobriu um tumor após sua cadela ficar cutucando seu seio esquerdo, em Birmingham, no Reino Unido. Marian Cooper, 57 anos, fez o autoexame e descobriu um nódulo em 2011. Ela passou por tratamento e um último exame, em dezembro de 2012, já não detectava o câncer. As informações são do NY Daily News e da agência Grosby.

Publicidade

"Flo (como é chamada a cadela) continuava cutucando e 'cavando' em mim - não importava quantas vezes eu colocasse ela no chão, ela sempre subia de novo", diz Marian ao site. "Eu achava que ela estava simplesmente sendo irritante, mas sem ela eu provavelmente estaria morta."

Os médicos descobriram que ela tinha um tumor maligno de grau 3, que deveria crescer rápido. Contudo, no caso da britânica, o câncer foi descoberto em uma fase inicial e retirado com sucesso.

O caso de Marian pode se tornar cada vez mais comum na medicina. Pesquisadores começam a estudar a possibilidade de usar cães para detectar a doença. Em alguns casos, os animais encontram tumores de bexiga ao farejar a urina do paciente, ou câncer de pulmão e ovário pelo hálito das pessoas. Em um caso mais recente, uma cientista tenta usar cães para descobrir câncer de mama, como o de Marian.

Casos médicos: bebê dá nome a síndrome até então desconhecida

Publicidade

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações