O cientista brasileiro Miguel Nicolelis divulgou nesta segunda-feira em sua página no Facebook imagens do "visualizador tátil" do exoesqueleto do projeto Andar de Novo (Walk Again). Segundo o pesquisador, a camiseta permitirá que o cérebro trate o exoesqueleto como se fosse parte do próprio corpo. Com o equipamento, o especialista espera fazer uma pessoa paraplégica dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014, o que seria um marco para as pesquisas da área.
No vídeo divulgado, o neuroengenheiro Solaiman Shokur, do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra, usa o visualizador.
"Essa camiseta, desenvolvida no laboratório do prof Hannes Bleurer no Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Lausanne, na Suíça, transmitirá informações táteis e proprioceptivas, coletadas em pontos chaves do exoesqueleto, como a sola dos pés e as articulações do joelho e pélvis, para o operador do exo (esqueleto). Através do processo de plasticidade cortical, espera-se que esses sinais de feedback, combinados com informações visuais, permitam ao cérebro do operador incorporar o exoesqueleto como se ele fosse parte do corpo do sujeito", diz Nicolelis.
No domingo, o cientista já havia divulgado imagens dos primeiros movimentos coordenados do equipamento. Nicolelis pretende que o exoesqueleto seja utilizado por uma pessoa paralisada para dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de Futebol do Brasil.