O avião Solar Impulse 2, movido exclusivamente com energia solar, aterrissou nesta quinta-feira em Mandalay, em Mianmar, ao completar a quarta etapa de uma histórica volta ao mundo.
A aeronave aterrissou às 19h51 locais (10h21 de Brasília), após 13 horas de voo a partir da cidade indiana de Varanasi (Benares), enquanto estava previsto que o avião completasse a viagem em cerca de 20 horas.
"Este voo bateu recordes em termos de velocidade atingindo ao atingir 117 nós auxiliados por ventos de cauda", disse a equipe em um comunicado postado no YouTube.
Várias fotos postadas em redes sociais mostraram que os motoristas foram recebidos por uma multidão de dançarinos e dois homens vestidos de elefante.
O suíço Bertrand Piccard assumiu o lugar do compatriota André Borschberg e comandou a unidade na quarta etapa.
O SI2, que deixou Abu Dhabi em 9 de março, deve viajar 35.000 quilômetros ao todo e voar dois oceanos alimentado apenas por energia solar. Levará cinco meses, com 25 dias de voo, antes de retornar para Abu Dhabi no final de julho ou início de agosto.
O Solar Impulse é coberto por 17.000 células fotovoltaicas e tem asas de 72 metros, quase tão longas quanto as de um Airbus A380. Parte de sua missão é promover o desenvolvimento da aviação com tecnologias verdes.