Em um cenário mundial de escassez energética e utilização centralizada nos combustíveis fósseis, os cientistas buscam, cada vez mais, novas formas de gerar energia.
Uma novidade da Alemanha, onde um calçado gera energia conforme o usuário caminha. O gadget desenvolvido por pesquisadores alemães foi tema de um estudo divulgado na publicação Smart Material and Structures.
O tênis produz energia de duas formas diferentes. Uma delas é por meio do impacto do calçado com o solo. A outra é baseada no movimento do tênis durante a caminhada.
"Ambos os dispositivos foram modelados e projetados com a restrição do tamanho em mente, a fim de facilitar a integração com a sola do tênis", explica o estudo sobre a nova tecnologia. No interior do calçado há ímãs e bobinas. A passagem do campo magnético dos ímãs pelas bobinas gera a corrente elétrica.
Segundo os criadores, o tênis elétrico pode gerar até 4 milliwatts de potência, energia suficiente para alimentar pequenas aplicações. Para efeitos de comparação, recarregar um smartphone exige cerca de 2 mil milliwatts.
A ideia dos cientistas é usar a energia gerada pelos tênis para pequenos sensores que façam medição de aceleração e direção.