O aplicativo Waze passará a alertar os motoristas sobre as vias com histórico de acidentes; a nova função da plataforma de GPS passa a operar a partir desta terça-feira (7).
Com a atualização da ferramenta, o Waze enviará uma notificação no celular sempre que o condutor do veículo estiver prestes a entrar em uma via onde há grande registro de acidentes. O alerta repetirá a frase "histórico de acidentes".
Segundo a empresa, o objetivo desta funcionalidade é ajudar os condutores a tomar decisões inteligentes, como fugir de engarrafamentos causados por acidentes até evitar que eles se envolvam em colisões.
O que é o Waze
O Waze foi fundado pela startup Waze Mobile em 2008 e sua principal função é mostrar o melhor caminho do usuário até o destino, através do uso do GPS do celular e com grande ajuda da comunidade, indicado para todo tipo de motorista.
Mesmo sem um destino, o uso do Waze no trânsito é indicado, pois, por informações cedidas pela comunidade, é possível saber das condições do trânsito e possível problemas que pode enfrentar. Assim, você escolhe rotas diferentes e evita congestionamentos, acidentes, etc.
Como funciona
O Waze funciona com uso constante da internet, analisando os dados do usuário, oferecendo o melhor trajeto diariamente com base na informação cedida. Mesmo que o usuário não indique um destino, é possível contribuir passivamente com o aplicativo, apenas o deixando aberto.
Isso acontece por o aplicativo conseguir analisar o tempo que o usuário leva em determinados locais e, pela manhã, apresenta melhores opções de caminho.
Outro aspecto importante para o funcionamento do Waze são os alertas da comunidade para, mesmo durante o dia, atualizar em tempo real trajetos. Alguns deles disponíveis são:
- Acidentes;
- Blitz policiais;
- Condições climáticas;
- Condições de trânsito;
- Obras;
- Radares de velocidade.