Cientistas descobrem que flecha antiga foi feita de material "alienígena"

Arma da Idade do Bronze foi encontrada no século 19 próxima a um lago na Suíça; estudo afirma que peça foi feita a partir de meteorito

3 ago 2023 - 10h03
(atualizado às 17h31)
Flecha antiga foi feita a partir de meteorito
Flecha antiga foi feita a partir de meteorito
Foto: Beda A. Hofmann, Sabine Bolliger Schreyer, Sayani Biswas, Lars Gerchow, Daniel Wiebe, Marc Schumann, Sebastian Lindemann, Diego Ramírez García, Pierre Lanari, Frank Gfeller, Carlos Vigo, Debarchan Das, Fabian Hotz, Katharina von Schoeler, Kazuhiko Ninomiya, Megumi Niikura, Narongrit Ritjoho, Alex Amato

Cientistas descobriram que uma flecha datada da Idade do Bronze, exibida no Museu de História de Berna, na Suíça, tem a sua lâmina feita com material de um meteorito. O estudo que relata o caso foi publicado recentemente no periódico Journal of Archeological Science.

Testes na ponta do objeto mostraram que ele era feito, em partes, de isótopos de alumínio-26, que não são encontrados naturalmente na Terra. Os pesquisadores também encontraram uma liga de ferro e níquel que, até hoje, só foi detectada em meteoritos.

Publicidade

A arma foi encontrada no século 19 em um local chamado Mörigen, que abrigou uma comunidade de pessoas primitivas entre os anos 900 a.C. e 800 a. C, e hoje corresponde às proximidades do Lago de Bienna, na Suíça.

A peça pesa apenas 2,9 gramas e tem 39,3 milímetros de comprimento por 25 milímetros de largura, com espessura máxima de 2,6 milímetros. A equipe também encontrou restos de um tipo de cola na ponta da flecha, o que sugere que a ponta havia sido presa a algum tipo de haste.

Relembre avistamentos famosos de OVNIs Relembre avistamentos famosos de OVNIs

Em um primeiro momento, os cientistas associaram a arma ao meteorito de Twannberg, que caiu há milhares de anos, antes da última era glacial, nas proximidades do ponto onde o artefato foi encontrado. Entretanto, análises químicas mostraram que a lâmina não correspondia à composição do corpo rochoso. 

Publicidade

Mais estudos mostraram que apenas três meteoritos com a combinação certa de metais foram encontrados na Europa: um na República Tcheca, outro na Espanha e o terceiro na Estônia.

O mais provável é que o da Estônia tenha originado a ponta da flecha estudada. O que indica, segundo os pesquisadores, uma extensa rede comercial de mais de 1,5 mil quilômetros que estava ativa durante a Idade do Bronze na Europa Central.

Os pesquisadores afirmam que o uso de material extraterrestre pode ser sido um fenômeno comum em áreas ricas em fragmentos de ferro meteorítico.

"Artefatos adicionais da mesma origem podem estar presentes em coleções arqueológicas", diz o estudo.

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações