Pesquisadores do Instituto de Inteligência Artificial Geral de Pequim (BIGAI) afirmaram no final de janeiro que desenolveram uma entidade de inteligência artificial (IA) que simula uma criança de três anos, supostamente capaz de expressar emoções como alegria, raiva e tristeza.
Tong Tong, que significa "pequena menina" em mandarim, opera em um ambiente virtual, interagindo com ele de maneira autônoma. Segundo seus criadores, ela é capaz de atribuir tarefas a si mesma, aprender de forma independente e explorar seu entorno virtual.
Veja vídeo
𝐖𝐨𝐫𝐥𝐝’𝐬 𝐟𝐢𝐫𝐬𝐭 𝐀𝐈 𝐜𝐡𝐢𝐥𝐝
Tong Tong is a virtual AI entity that can assign herself tasks, learn autonomously, and explore her environment.
She can display behavior and abilities similar to those of a three or four-year-old child🤖… pic.twitter.com/SoZpKLegwY
— CodingNerds COG (@CodingnerdsCog) February 6, 2024
Durante um evento em Pequim, a IA demonstrou sua capacidade de realizar tarefas simples, como endireitar um quadro torto ou limpar um derramamento de leite sem a necessidade de instruções explícitas, exibindo suposta autonomia.
Segundo seus desenvolvedores, a capacidade de Tong Tong de atribuir tarefas a si mesma representa uma evolução significativa em relação aos chatbots de IA atuais, como ChatGPT, que requerem direcionamento humano explícito para agir.
O BIGAI também introduziu o "teste de Tong", proposto como uma alternativa ao Teste de Turing para avaliar a inteligência artificial geral. Enquanto o Teste de Turing foca na indistinguibilidade da IA de um ser humano em conversas, o teste de Tong avalia a capacidade da IA de aprender e executar tarefas em contextos complexos, guiada por valores e um entendimento de causalidade.