Cientistas encontram cobra bizarra que escala penhascos com os próprios dentes

Caçadores de répteis a nomearam de "serpente da caverna Kukri" ou Oligodon speleoserpens

9 mai 2024 - 05h00
Cobra que escala com os dentes: criatura bizarra foi descoberta na Tailândia
Cobra que escala com os dentes: criatura bizarra foi descoberta na Tailândia
Foto: Harry Ward-Smith

Já imaginou uma cobra escalando um penhasco com seus dentes? A criatura bizarra existe e foi descoberta por pesquisadores na Tailândia

Os répteis, segundo os cientistas, têm presas em forma de lâminas e foram descritos como uma criatura estranha nunca vista antes.

Publicidade

Os caçadores de répteis a nomearam de "serpente da caverna Kukri" ou Oligodon speleoserpens, em homenagem às cavernas e escarpas das montanhas de calcário, conforme informou o jornal britânico Daily Mail. 

Além da peculiaridade dos dentes, esta espécie também possui escamas sulcadas que permitem que ela suba por paredes verticais, tornando-se uma das espécies mais adaptadas a esse ambiente. 

A cobra foi descoberta por Harry Ward-Smith, um especialista em répteis que trabalhou na Equipe de Educação sobre Serpentes e Conservação Sakaerat da Tailândia, enquanto ela escalava um penhasco a 15 metros de altura.

Qual é a cobra mais venenosa do Brasil? Qual é a cobra mais venenosa do Brasil?

Publicidade

"Foi incrivelmente arriscado, mas não tive outra opção senão escalar sem cordas", explicou em sua página do Facebook em abril deste ano.

"Estou em êxtase em anunciar a descrição de uma nova espécie de Cobra Kukri no sul da Tailândia: Oligodon speleoserpens, a Cobra Kukri da Caverna. Esta é a primeira descrição de espécie da qual faço parte e me sinto muito honrado por ter descoberto esta espécie ao lado de tantos grandes colegas", escreveu o pesquisador.

Segundo Ward-Smith, a espécie Oligodon é um dos gêneros mais diversos do Sudeste Asiático, com muitas espécies novas ainda à espera de serem descobertas. 

Cobra foi encontrada em penhasco de 15 metros de altura
Foto: Harry Ward-Smith
Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações