Pesquisadores da Universidade Estatal de Moscou, na Rússia, identificaram uma nova espécie de cobra venenosa multicolorida, encontrada em florestas tropicais secas no centro do Vietnã.
A Trimeresurus cyanolabris tem o corpo na cor verde-grama brilhante, olhos amarelos, cauda vermelho-tijolo e lábios, queixo e garganta azuis, sendo apelidada de víbora-verde-de-lábios-azuis.
A espécie, que se alimenta de pequenos sapos e lagartos, é mais ativa ao entardecer e após o anoitecer, passando o dia empoleirada em galhos ou nas cavidades de árvores perto de riachos.
Ela é uma das 50 espécies asiáticas de víboras venenosas que são da mesma família e pode ser distinguida por suas cores e menor tamanho.
Sabira Idiiatullina, líder do estudo, e seus colegas, usaram análise genética para confirmar que a cobra é uma espécie distinta, previamente não reconhecida, e que seu parente conhecido mais próximo é a Trimeresurus rubeus, víbora de olhos vermelhos.
A pesquisa espera que os métodos de identificação genética vão provavelmente encontrar mais espécies de Trimeresurus, um dos grupos mais ricos em cobras venenosas conhecidas. Porém, as florestas onde muitas delas vivem estão em risco de desmatamento.