Um grupo de cientistas, linguistas e acadêmicos divulgou na segunda-feira (8) que mandou uma mensagem ao espaço convidando alienígenas a fazer uma visita turística à cidade de Lexington, nos EUA.
Os convidados foram os possíveis habitantes do sistema TRAPPIST-1, localizado a 40 anos-luz da Terra. Ele foi escolhido porque abriga vários planetas potencialmente habitávies em torno de sua estrela central.
A mensagem foi uma iniciativa da VisitLEX, organização de promoção ao turismo da cidade que se define como a capital mundial do cavalo, juntamente com a agência de publicidade Cornett. Os envolvidos definem o feito como "a primeira propaganda interestelar de viagens".
Para fazer com que o convite chegue ao TRAPPIST-1, foi usado um laser infravermelho aprovado pela Administração Federal de Aviação dos EUA.
Hey, Aliens! Look at Lexington! The World’s First Interstellar Tourism Campaign is officially go for launch. pic.twitter.com/wKGfnuQswo
— VisitLEX (@VisitLEX) January 8, 2024
A mensagem foi ao ar codificada, oferecendo pistas sobre sua origem e intenção. Os possíveis destinatários do sistema TRAPPIST-1 também receberão fotos da cidade e uma gravação de áudio do músico de blues Tee Dee Young, visando apresentar um pouco da cultura local.
O recado deve chegar a seu destino final em 2063.
A transmissão ocorreu em um parque durante a noite e atraiu uma multidão de residentes. Se algum ser extraterrestre receber a mensagem e decidir visitar nosso sistema solar, terá que percorrer 378 trilhões de quilômetros para chegar a seu destino.