Clones de famosos usam IA da Meta para 'conversar' com seguidores; entenda

Meta está investigando uma maneira de produzir "cópias" de personalidades famosas em suas plataformas

13 nov 2024 - 10h36
(atualizado às 10h38)
Dona de Instagram, WhatsApp e Facebook está trabalhando no Creator AI
Dona de Instagram, WhatsApp e Facebook está trabalhando no Creator AI
Foto: Foto: FreePik

A Meta busca conectar influenciadores aos seus fãs. Para tal, a companhia está investigando uma maneira de produzir "cópias" de personalidades famosas em suas plataformas. Conhecido como Creator AI, o recurso possibilitará a criação de versões virtuais de personalidades públicas. O propósito é produzir respostas automáticas seguindo o estilo do criador de conteúdo para as mensagens enviadas pelos fãs.

Nos Estados Unidos, uma versão inicial , projetada para interações por texto, começou a ser disponibilizada em julho. No entanto, um modelo mais sofisticado, que simula conversas por vídeo com influenciadores, será lançado nos EUA no começo de 2025.

Publicidade

Essa tecnologia é apenas uma das novas estratégias planejadas pela Meta para gerenciar o conteúdo de influenciadores. A companhia também está testando um recurso que pode converter automaticamente áudios do Reels para outros idiomas. "O Meta AI simulará a voz do falante em outro idioma e sincronizará seus lábios para corresponder", explicou a Meta.

A companhia explica que está realizando pequenos testes desse tipo de tradução no Instagram e no Facebook com criadores da América Latina e dos Estados Unidos que fazem vídeos em espanhol e inglês. "Planejamos expandir isso para mais criadores e idiomas", afirmou.

Como funciona

O Creator AI, voltado para influenciadores, opera no AI Studio, uma plataforma da Meta que também será utilizada para a criação de personagens de IA que não se baseiam em indivíduos reais. O AI Studio se baseia no Llama, um modelo de inteligência artificial adotado pela empresa para o Meta AI, um pacote disponibilizado para WhatsApp, Instagram e Messenger.

Os personagens desenvolvidos no AI Studio podem ser inspirados no conteúdo publicado pelos influenciadores nas redes sociais da Meta, como as privacidades de imagens no Instagram e as publicações no Threads. Ainda será possível aos criadores especificar os detalhes que suas versões baseadas em Inteligência Artificial devem evitar.

Publicidade

"Com o AI Studio, os criadores do Instagram podem configurar uma IA como uma extensão de si mesmos capaz de responder rapidamente a perguntas comuns na DM e comentários nos stories", disse a empresa.

A Meta afirma possuir políticas para proteger os usuários e garantir que as Inteligências Artificiais sejam empregadas de maneira responsável. Por exemplo, os resultados produzidos pela inteligência artificial serão sinalizados.

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações