Coca-Cola recria icônico comercial de Natal com IA e recebe críticas; veja antes e depois

Este é o primeiro anúncio completamente produzido por IA da companhia

19 nov 2024 - 15h00
(atualizado às 15h02)
Resumo
Coca-Cola usa inteligência artificial para recriar anúncio nostálgico de Natal, mas gera críticas sobre distanciamento emocional e desvalorização da criatividade humana.
A Coca-Cola está lucrando com a sua nostalgia ao reinterpretar um de seus comerciais mais famosos utilizando a tecnologia de inteligência artificial generativa
A Coca-Cola está lucrando com a sua nostalgia ao reinterpretar um de seus comerciais mais famosos utilizando a tecnologia de inteligência artificial generativa
Foto: Foto: Reprodução

A Coca-Cola está lucrando com a sua nostalgia ao reinterpretar um de seus comerciais mais famosos utilizando a tecnologia de inteligência artificial generativa. O recente anúncio da Coca-Cola Company para as celebrações de fim de ano é uma revisitação do seu anúncio de 1995, "Holidays Are Coming", que, para muitos, se tornou um ícone dessa época do ano desde que foi ao ar pela primeira vez.

Este é o primeiro anúncio completamente produzido por IA da companhia. A primeira versão do anúncio da Coca-Cola, que tem atraído toda a atenção negativa, possui apenas quinze segundos de duração. No entanto, é facilmente reconhecível graças à recriação gerada por inteligência artificial das imagens de caminhões da Coca-Cola atravessando paisagens cobertas de neve, ao som da música original reciclada.

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Veja a versão original: 

A Adweek, uma revista pública especializada, divulgou uma versão integral na sexta-feira.

"É uma loucura que essa seja a empresa que literalmente deixou o Papai Noel vermelho por causa do quão icônicos seus anúncios eram, agora eles estão apenas fazendo sujeira", escreveu um usuário no X. 

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Veja a versão com inteligência artificial:

Embora o uso da IA no processo criativo possa ser interpretado como um progresso tecnológico, a seleção da Coca-Cola reflete questões mais abrangentes sobre a função da criatividade humana em um mercado publicitário cada vez mais automatizado.

No ambiente empresarial, a aplicação da inteligência artificial não se limita à melhoria de processos, mas também à reformulação da maneira como as empresas se relacionam emocionalmente com seus consumidores. 

A Coca-Cola, que tem uma imagem tradicional de calor humano e união familiar durante as celebrações, ao empregar a IA em sua campanha de Natal, pode afastar os consumidores que percebem na tecnologia um distanciamento da essência emocional.

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Assim, talvez seja possível entender as críticas geradas pela campanha, como uma sensação de que um dos principais anunciantes mundiais estaria, de certa maneira, "desvalorizando" a criatividade humana em prol de uma estratégia mais mecanizada e, possivelmente, mais econômica. 

Fonte: Redação Byte
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