No final de março, a empresa Venus Aerospace decidiu colocar em prática o plano para uma aeronave hipersônica, na qual trabalha desde 2020.
- O veículo, considerado hipersônico, pretende atingir nove vezes a velocidade do som, transportando passageiros a uma velocidade de 11 mil quilômetros por hora.
- Como revelou a Ars Technica, o veículo está sendo projetado para transportar 12 passageiros enquanto viaja a uma altitude de 51,8 quilômetros e os testes no mortor de detonação rotativa já começaram.
- Batizada Stargazer, a aeronave deve ser capaz de cruzar o mundo de um ponto a outro em tempo recorde: segundo os fabricantes, o veículo poderá ir de Los Angeles até Tóquio em apenas uma hora — viagem que atualmente dura cerca de 12 horas.
Para fins de comparação, o avião mais rápido já construído é o SR-71 "Blackbird" da Lockheed, que viajou a Mach 3.2.
Testes de motores
Como revelou a reportagem, a empresa pretende que sua aeronave decole e, em seguida, execute um impulso de 10 minutos com um motor de foguete — isso pode enviar a aeronave a uma altitude de aproximadamente 50 km, ou metade do caminho para o espaço.
O segredo para fazer isso é utilizar um motor baseado em "detonação rotativa" — com potencial de aumentar a eficiência de combustível em uma variedade de aplicações, desde navios da Marinha dos Estados Unidos até motores de foguetes.
Funciona assim: no motor de detonação rotativo a onda de detonação viaja em torno de um canal circular, que é sustentado pela injeção de combustível e oxidante e produz uma onda de choque que se propaga em velocidade supersônica.
Nos motores habituais de foguetes, por exemplo, um propulsor altamente pressurizado (forma de pressão) e um oxidante são injetados em uma câmara de combustão onde queimam e produzem uma coluna de exaustão tremendamente energética.
Tecnologia parece real
Agora, a ideia parece que saiu do papel. Grupos de pesquisadores dos países desenvolvidos (EUA, Japão e outros) produziram e testaram esses motores — saindo da teoria.
Nos testes laboratoriais, os motores forneceram um aumento de cerca de 10% na eficiência de combustível.Para atingir a velocidade, as aeronaves hipersônicas são cerca de 80% de combustível e oxidante.
Dessa forma, como explicou Andrew Duggleby, diretor de tecnologia da Venus Aerospace, disse à Ars Technica, ao aumentar a eficiência do combustível, sobra massa para coisas importantes, como trem de pouso, asas e até alguns passageiros. "Isso nos permite realmente construir um veículo que é como um avião", disse Duggleby.
Outros projetos
O Stargazer, no entanto, não é o único projeto de avião hipersônico que está sendo desenvolvido no momento: uma empresa chinesa anunciou que está trabalhando em uma aeronave do tipo, chamada de Tianxing I e que promete uma volta ao mundo em três horas.
A Força Aérea dos Estados Unidos também está financiando um veículo chamado QuarterHorse, capaz de voar cinco vez mais rápido que o som.
Se ou quando Stargazer ou qualquer outra aeronave hipersônica decolar, a promessa de viajar a jato em todo o mundo em velocidades absurdas será muito atraente para um determinado grupo que pode pagar.