O ano de 2024 promete ser agitado para os amantes da astronomia. Além de chuvas de meteoros, o calendário conta com eventos como a passagem do cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como “cometa do Diabo”, e dois eclipses totais, um solar um lunar.
O cometa 12P/Pons-Brooks é um dos astros mais aguardados da comunidade astronômica.
Ele recebeu esse apelido por conta da formação de dois "chifres" compostos de gelo e gás após suas últimas explosões.
Observação
A observação do cometa fica mais fácil à medida que ele se aproxima do Sol. O periélio, nome dado ao ponto da órbita mais próximo da estrela, deve acontecer no dia 21 de abril de 2024.
Algumas semanas depois, no início de junho, o objeto ficará próximo de nós a cerca de 232 milhões de quilômetros — longe o suficiente para não representar risco aos humanos.
No dia 8 de abril, ocorrerá um eclipse solar total, mas só nos Estados Unidos, Canadá e México. Nesses lugares, as pessoas poderão ver o céu escuro, como se fosse noite. Isso porque a Lua irá cobrir a passagem do Sol. Mas para nós, aqui no Brasil, o evento não será visível.
Eventos
Já em setembro, entre os dias 17 e 18, América do Norte, do Sul, Europa, Ásia Ocidental e África recebem um eclipse lunar parcial. Com pico às 23h44, uma parte da Lua entrará na sombra da Terra, e será possível ver parte da silhueta do nosso planeta.
Já no dia 2 de outubro, a Lua passa entre a Terra e o Sol, formando um eclipse solar anular. As aparências serão visíveis apenas da Argentina e do Chile, mas quem estiver no sul da América do Norte e em grande parte da América do Sul, não conseguirá ver a “visão parcial” do evento.
Além dos eclipses, 2024 também contará com duas superluas, que ocorrem quando nosso satélite está na fase Cheia e no ponto da órbita mais próximo da Terra.
No dia 18 de setembro, a Lua estará na constelação de Peixes. Tradicionalmente, é chamada de “Lua da Colheita”, pois seu reflexo da luz ajudava os agricultores a trabalhar até tarde da noite.
Já no dia 17 de outubro, teremos a “Superlua do Caçador”, devido ao “momento perfeito” para os nativos americanos caçarem. O astro ainda estará na constelação de Peixes.
Chuva de meteoros
Para quem gosta de chuva de meteoros, o ano de 2024 também promete ser especial. Confira o calentário:
- 4 de janeiro - Quadrântidas
- 19 de janeiro - Gama Ursae Minorida
- 9 de fevereiro - Alfa Centaurida
- 15 de março - Gamma Normid
- 22 de abril - Líridas
- 23 de abril - Pi Puppid
- 5 de maio - Eta Aquariid
Com tantas atrações, o céu de 2024 promete ser um grande espetáculo para quem gosta de astronomia.