Cometa volta à Terra após 50 mil anos da última visita - e poderemos vê-lo

C/2022 E3 (ZTF) foi avistado pela primeira vez em 2022, mas sua aproximação anterior no planeta foi durante o período Paleolítico Superior

2 jan 2023 - 17h28
Objeto deve fazer sua aproximação da Terra em 1 de fevereiro
Objeto deve fazer sua aproximação da Terra em 1 de fevereiro
Foto: Dan Bartlett / Nasa

Um cometa visto pela primeira vez em março de 2022 está passando pelo Sistema Solar e deve ser visível a olho nu da Terra, de acordo com uma publicação da Nasa. Quando o C/2022 E3 (ZTF) foi avistado pelos cientistas, já estava dentro da órbita de Júpiter.

O objeto astronômico foi descoberto por astrônomos da Nasa usando a Wide Field Survey Camera no Zwicky Transient Facility e deverá fazer sua aproximação mais próxima do Sol em 12 de janeiro e, em seguida, passará o mais próximo da Terra em 2 de fevereiro.

Publicidade

Os cometas são imprevisíveis, mas a Nasa afirma que se este continuar com sua tendência atual de brilho, será fácil detectá-lo com binóculos. Assim, é possível que se torne visível a olho nu à noite.

Gráfico da Nasa mostra o caminho orbital do Cometa C/2022 E3 (ZTF) na aproximação mais próxima.
Foto: NASA/JPL-Caltech

Segundo o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), o cometa chegará a 42 milhões de quilômetros da Terra e a última vez que chegou tão perto foi durante o período Paleolítico Superior na Terra (50 mil anos atrás).

Para fins de comparação, os últimos humanos que poderiam ter avistado C/2022 E3 (ZTF) foram os primeiros Homo sapiens vivos durante o último período glacial ou "Era do Gelo".

O mesmo poderia dizer alguns dos últimos neandertais, já que essa espécie foi extinta cerca de 10 mil anos após o último periélio (ponto mais próximo do Sol), do cometa. 

Publicidade
Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações