A comissão Europeia aprovou a compra da Beats pela Apple nesta segunda-feira. As duas companhias vendem fones de ouvido na Europa. Em nota à imprensa, o órgão regulador determinou que, juntas, as empresas não possuem uma parte considerável do mercado de fones na região e que os tipos de aparelhos vendidos pelas firmas são muito variados, o que evitaria uma competição.
A Comissão informou que Apple e Beats são ativas no mercado de música digital, mas isso não deve afetar o setor. Os europeus ressaltaram que o programa de streaming de áudio (transmissão de música pela internet) da Beats ainda não está ativo na Europa, e mesmo que a aquisição do serviço por parte da Apple (dona do iTunes) não deve acabar com a disputa na região. O órgão deu como exemplo a existência de concorrentes, como Deezer e Spotify, em um mercado considerado livre.
O negócio de US$ 3 bilhões (R$ 6,7 bilhões) realizado em maio, ainda precisa ser aprovado pelo governo dos Estados Unidos.
Na última sexta-feira, outra fabricante de fones, a Bose, entrou com um processo contra a Beats. A companhia americana alega que teve 36 patentes de fones de ouvido violadas, referentes a cancelamentos de som.
Saiba quem são os bilionários da tecnologia