Como a Inteligência Artificial já aumenta o ROI na Saúde

Os resultados da pesquisa indicam que a maioria das organizações de saúde está na fase de prova de conceito com a IA

7 ago 2024 - 06h20
Resumo
Organizações de saúde nos EUA estão buscando e implementando IA generativa, com foco em soluções personalizadas. A maioria está na fase de prova de conceito e avaliando retornos e riscos.
Foto: Reprodução

Um dos setores em que a IA tem mais potencial de transformação é a Saúde. Os números já comprovam isso. Mais de 70% das organizações de saúde nos Estados Unidos estão buscando ou já implementaram capacidades de IA generativa. 

É o resultado de uma pesquisa que incluiu 100 líderes de vários segmentos do setor, inclusive grupos de serviços e tecnologia de saúde. A pesquisa foi publicada no final de julho e realizada no primeiro trimestre de 2024. De lá para cá, a IA só cresceu - e esse número deve ter crescido também. Leia o artigo e baixe o estudo completo, no site da McKinsey & Company.

Publicidade

Os resultados da pesquisa indicam que a maioria das organizações de saúde está na fase de prova de conceito com a IA. Estão avaliando retornos e riscos, prioridades estratégicas. Estão indo com cuidado. Mas estão indo, estão testando. 

Entre as organizações que já estão implementando IA Generativa, 59% estão colaborando com fornecedores terceirizados para desenvolver soluções personalizadas. Só 24% estão construindo soluções internamente. E menos ainda, 17% das empresas, estão optando por produtos de IA prontos pra uso, "de prateleira". 

Embora o número de organizações que já implementaram IA ainda seja pequeno, quase 60% desses "early adopters" dizem já perceber um retorno positivo sobre o investimento, ou pelo menos ter expectativa de que isso aconteça. Os ganhos, segundo eles, serão principalmente na produtividade clínica, o engajamento do paciente e a eficiência administrativa. 

Essas lideranças do setor de Saúde também têm preocupações muito razoáveis. Vão de privacidade, segurança, infraestrutura de dados, flexibilidade, regulamentação e qual a melhor tecnologia a adotar. Então dois focos importantes são governança e mitigação de riscos. 

Publicidade

Essa certamente é uma razão porque a maioria dessas empresas de saúde procuram fornecedores terceirizados, em busca de soluções personalizadas. Este é o foco do nosso trabalho e o que acreditamos ser o caminho seguro.

(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se