Como funciona "golpe da Shein" divulgado por influenciadores no Instagram

Golpe em site promovido por influenciadores cita suposta falência da Shein para ofertar dinheiro em troca de avaliação de roupas

11 abr 2023 - 14h13
(atualizado às 14h16)
Influenciadores Davi Mateus, Kerline e Bia Miranda teriam divulgado golpe envolvendo a marca de roupas Shein
Influenciadores Davi Mateus, Kerline e Bia Miranda teriam divulgado golpe envolvendo a marca de roupas Shein
Foto: Reprodução/Redes sociais

Influenciadores digitais com milhões de seguidores, como Bia Miranda e a ex-BBB Kerline Cardoso, estão divulgando um golpe que cita uma suposta falência da marca de roupas Shein e engana usuários com uma oferta dinheiro em troca de avaliações de roupas.

Segundo um vídeo do TikToker Guga Figueiredo, que monitora anúncios supostamente enganosos de influenciadores, os famosos compartilharam stories no Instagram mostrando o funcionamento de um site. Eles afirmaram que, graças a dificuldades financeiras, a Shein e outras grandes marcas estariam pagando para pessoas avaliarem quais roupas deveriam ser priorizadas nas produções das fábricas.

Publicidade

Alguns vídeos citam a existência de um suposto novo aplicativo que as marcas lançaram para se recuperar de coleções de roupas que teriam dado prejuizo.

Mas este app não existe: na verdade os criadores divulgam links que levam a sites que induzem o usuário a pagar uma taxa, que daria direito ao cadastro na plataforma de avaliações de roupas. Quem tenta se cadastrar também é obrigado a fornecer seus dados bancários.

Um dos domínios, o Money Looks, é de propriedade de Samuel Lago Fogaça, segundo o Registro.br, que administra domínios de site com final .br.

A Shein afirmou que não tem relação com os sites, afirmando que se trata de uma fraude que propaga informações falsas sobre a companhia. A empresa disse ainda que não recomenda que os usuários acessem ou realizem cadastros no serviço (veja nota abaixo)

Publicidade

Veja influenciadores que teriam divulgado golpe

Guga Figueiredo listou alguns perfis envolvidos na divulgação:

  • Bia Miranda, com 4 milhões de seguidores;
  • Jéssica Amaral, com 485 mil seguidores;
  • Kerline, ex-BBB, com 1,7 milhão de seguidores;
  • Davi Mateus, com 5,4 milhões de seguidores;
  • Mariana Menezes, com 3 milhões de seguidores.

Como denunciar uma fraude no Instagram

  • No post, toque nos ícones " ⁝ " (Android) ou " ... " (iPhone);
  • Selecione "Denunciar";
  • Clique em "Golpe ou fraude".

Veja o posicionamento da Shein

"A Shein esclarece que não tem relação alguma com o site fraudulento denominado "Money Looks", que tem como domínio o endereço segredodinheiro.fun/shein. Esse website está sendo enganosamente utilizado para propagar informações falsas sobre a companhia, com uso indevido do nome e imagem da empresa, com intenção de enganar usuários para que eles adquiram um aplicativo com falsa promessa de obtenção de uma renda extra por meio de avaliações de looks da marca.

A companhia adotou as medidas legais cabíveis relativas ao uso indevido de seu nome e imagem e vem promovendo medidas para inibir a propagação de informações que possam expor a empresa e seus consumidores.

A Shein recomenda ainda que nenhuma pessoa realize cadastros neste site, a fim de evitar o uso indevido de seus nomes, informações pessoais e dados bancários.

Adicionalmente, a empresa ressalta que informações sobre os produtos, ações e campanhas da marca podem ser encontrados e são sempre divulgados nos seus canais oficiais, nas redes sociais e no site."

Publicidade
    Fonte: Redação Byte
    TAGS
    É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
    Ativar notificações