O retorno dos voos supersônicos comerciais pode estar mais próximo do que se imagina, com várias empresas e agências, como a Nasa, trabalhando em novos protótipos.
Desde a aposentadoria do Concorde em 2003, aeronaves capazes de voar além da velocidade do som estavam fora do radar comercial. Contudo, os avanços tecnológicos prometem mudar esse cenário em 2025.
A Nasa está desenvolvendo o X-59, uma aeronave projetada para reduzir o impacto do estrondo sônico, um dos maiores desafios do voo supersônico. O avião, fabricado pela Lockheed Martin, será testado sobre cidades dos EUA em 2025, com o objetivo de coletar dados para informar futuras regulamentações, de acordo com informações do New Scientist.
Esse esforço é parte do projeto Quiet Supersonic Technology (Quesst), que busca minimizar o barulho gerado por essas aeronaves.
Supersônicos
Por sua vez, a startup Boom Supersonic também avançou com o XB-1, um protótipo que tem se aproximado da quebra da barreira do som. A empresa espera lançar o Overture, avião comercial, em 2025, embora ele só comece a operar com passageiros em 2029.
Apesar do otimismo, especialistas apontam desafios ambientais e econômicos. A maior parte das aeronaves supersônicas consome mais combustível, aumentando as emissões de carbono, o que levanta dúvidas sobre sua viabilidade comercial.
Ben Evans, físico da Universidade de Swansea, disse à reportagem que “as preocupações das pessoas vão ser mais sobre o quão sustentável é, quão confortável é”.