Você deve ter recebido pelo WhatsApp uma mensagem explicando como ver o resultado das eleições na urna em que você votou. E sim, é possível fazer a checagem das mais de 472 mil urnas pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo para celular. O relatório online informa quantos votos foram computados em cada urna no Brasil e no exterior.
O Boletim de Urna traz informações como data e hora de abertura e encerramento, número de eleitores que compareceram e os que faltaram e o número de votos por candidato de cada partido.
O passo a passo para conferir o voto
Veja em seu título de eleitor a zona eleitoral e a seção que correspondem ao local de sua votação. Você pode consultar o resultado de qualquer urna no Brasil e no exterior. No site do TSE, clique na aba “Dados de Urna” no canto superior direito da página.
Escolha o estado e o município que deseja para conferir a votação. Caso queira ver alguma urna fora do país, escolha “Exterior - ZZ”. Confirme.
Após essa etapa, aparecerá uma opção para escolher a zona e a seção eleitoral desejada. Clique em pesquisar para fazer a consulta.
Em Boletim de Urna, você terá todas as informações captadas pela urna eletrônica desejada. Lembrando que os votos não são identificáveis por eleitor. O TSE informa somente os números de votos válidos totais de cada candidato.
É possível verificar os votos para Deputado Federal e Deputado Estadual divididos por partidos. Os cargos de Senador, Governador e Presidente aparecem divididos por candidatos. Ao final, você verá um resumo com o número total de votos válidos, abstenções, em branco e nulos.
O TSE disponibiliza também um botão para baixar o relatório e, se quiser, imprimi-lo. Basta apertar o botão “Baixar o arquivo RDV”.
Com esse procedimento, você consegue ver quantos votos cada candidato recebeu por seção nas eleições. Confira pelo site do TSE ou baixe o aplicativo de resultados pela App Store ou o Google Play.