O Facebook criou uma série de produtos e recursos para melhorar a experiência do usuário na rede social ao longo dos anos, mas muitas das criações acabaram fracassando e foram descartadas, segundo informações publicadas pelo Mashable.
Produtos como o Facebook This Day – que permitia que o usuário visualizasse algo postado no mesmo dia em anos anteriores – ou o Facebook Offers – um programa de anúncios – tiveram vida curta na rede social por não agradarem aos usuários.
Confira 10 produtos do Facebook que deram errado:
Facebook Beacon – produto acompanhava o que os usuários compravam em sites online e compartilhava as informações com os anunciantes, que ofereciam promoções de acordo com a preferência do perfil.
Facebook Credit – rede social criou uma moeda virtual que permitia que os usuários gastassem em jogos, como o FarmVille. O objetivo era criar uma moeda que no futuro fosse utilizada em transações online.
Facebook Places – recurso mostrava o local que o usuário da rede social estava. Com pouco adesão, o produto foi removido.
Facebook Deals – para competir com sites como o Groupon, o Facebook criou um programa que oferecia ofertas que poderiam ser compradas com Facebook Credits. Testado em cinco cidades americanas, o recurso foi rapidamente descartado.
Facebook Subscribe – recurso permitia que os usuários seguissem figuras públicas, mesmo não sendo amigos. Contudo, em dezembro de 2012 a rede social rebatizou o recurso por apenas “seguir”.
Facebook on this day – em 2011, o Facebook criou um recurso que mostrava o status que o usuário havia postado no mesmo dia no ano anterior. Contudo, após testar o recurso a rede social desistiu do lançamento.
Facebook Sponsored Stories – o recurso permitia que as empresas que patrocinavam o Facebook pegassem os bons comentários feitos pelos usuários e utilizassem como propagandas. O programa foi retirado após um usuário processar a rede social por não ter autorizado a utilização de seu comentário.
Facebook Offers – a rede social testou um programa para que os anunciantes oferecessem promoções aos usuários.
Facebook Questions – usuários podiam questionar sobre como atualizar seus status.
Facebook Gifts – o usuário podia comprar um produto e enviá-lo a um amigo por meio do Facebook. O recurso foi retirado do ar porque 80% das pessoas enviavam apenas cartões eletrônicos de presentes.