A Samsung anunciou na quarta-feira (8) que vai lançar a sua própria inteligência artificial em 2024. Chamada de IA Galaxy, a tecnologia será alimentada tanto pelo dispositivo móvel quanto pela nuvem. Segundo a empresa, ela "transformará a experiência móvel cotidiana com a tranquilidade esperada em termos de segurança e privacidade do Galaxy".
Além disso, a sul-coreana afirmou que a tecnologia será uma "inteligência universal no smartphone". Ela deverá aprimorar a comunicação, produtividade e, até mesmo, a criatividade dos usuários, continuou a marca. Seu lançamento está definido para o início do ano que vem.
A novidade veio no mesmo dia em que a empresa apresentou o Gauss, chatbot próprio que será um assistente nativo do celular Galaxy S24. Ele conseguirá responder perguntas, resumir documentos e gerar imagens, por exemplo.
Samsung deu uma prévia da IA Galaxy
A companhia mencionou um dos benefícios de sua inteligência artificial de uma forma um tanto quanto curiosa: na hora da ligação, algo que muitos esquecem que os smartphones ainda oferecem. Uma das tecnologias recebeu o nome de "AI Live Translate Call". Segundo a Samsung:
"[A tecnologia] permitirá às pessoas com o smartphone Galaxy mais recente, com IA, usarem um tradutor pessoal sempre que precisar. As traduções de áudio e texto aparecerão em tempo real à medida que você fala, tornando a ligação para alguém que fala outra língua tão simples quanto ativar legendas como quando você assiste a um programa".
Dessa forma, podemos entender que isso diminuirá consideravelmente a necessidade do usuário de utilizar aplicativos de terceiros para o propósito de tradução em tempo real. A empresa promete uma nova era de inteligência artificial móvel com o lançamento da IA Galaxy.