Conheça a piton-reticulada, espécie de cobra que viralizou no TikTok

Espécie pode chegar a nove metros de comprimento; animais comem mamíferos e aves, mas às vezes engolem humanos

15 fev 2023 - 18h59
Duas pítons com mais de 20 kg cada foram retiradas do local; incidente aconteceu no domingo, 13, na Malásia
Duas pítons com mais de 20 kg cada foram retiradas do local; incidente aconteceu no domingo, 13, na Malásia
Foto: Reprodução/TikTok

Duas cobras gigantes do gênero Python ficaram ‘famosas” no TikTok após despencarem do teto de uma casa na Malásia no último domingo (12). O vídeo original publicado na rede social acumulou mais de 33,6 milhões de visualizações até ser removido.

Mas se você está preocupado com a ocorrência disto no Brasil, é importante saber que as pítons são animais que não surgem naturalmente no nosso país. São serpentes não venenosas e constritoras, assim como as sucuris e as jiboias.

Publicidade

Como eram as cobras da Malásia

De acordo com o jornal Sinar Harian, uma das pítons resgatadas chegava a pesar 32 kg e tinha cinco metros de comprimento. A outra era um pouco menor, com aproximadamente 25 kg e media quatro metros — ainda assim, assustadoras.

Esses animais são nativos da Ásia e alimentam-se de diferentes espécies, como por exemplo mamíferos e aves. Além disso, existem espécies de píton, no caso das que viralizaram no TikTok, elas são a chamada píton-reticulada, a qual é considerada a maior serpente em comprimento do mundo.

A píton-reticulada normalmente apresenta coloração dorsal, que pode variar do amarelo-claro ao marrom e possui um padrão de desenhos que se assemelham ao símbolo de diamantes.

píton-reticulada pode chegar a 9 metros de comprimento
Foto: Wikimedia Commons

Apesar de as cobras do vídeo serem imensas, elas não são as maiores já registradas. Algumas pítons da espécie podem chegar a nove metros de comprimento. 

Publicidade

É muito comum que apareçam em regiões de florestas e pântanos, sendo facilmente encontrada em áreas onde há cursos d’água. 

A espécie se alimenta principalmente de mamíferos e de pássaros por meio da constrição, método famoso das cobras grandes e não venenosas: ela dá o bote e começa a enrolar e pressionar a presa, matando pela interrupção do fluxo sanguíneo.

Normalmente não ataca seres humanos, mas há alguns casos de pessoas mortas pelos animais. Em outubro do ano passado, uma píton-reticulada engoliu uma mulher de 54 anos na Indonésia.

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações