Criminosos estão usando técnicas de engenharia social e pressão psicológica para aplicar golpes em idosos, como falso funcionário de banco e falso empréstimo consignado.
Com o avanço das tecnologias, criminosos estão se aproveitando da possível falta de familiaridade digital dos idosos para aplicar golpes. Em comunicado, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) fez um alerta sobre os crimes mais frequentes, destacando técnicas de engenharia social e pressão psicológica para enganar esse grupo.
Dentre os golpes, destacam-se o do falso funcionário de banco e o falso empréstimo consignado.
“Os criminosos abusam da ingenuidade ou confiança do idoso para obter informações que podem ser usadas para que tenham acesso não autorizado a dados bancários. Temos de conscientizar e instruir os idosos sobre medidas a serem adotadas para prevenir, identificar e denunciar o problema”, disse em comunicado José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Confira abaixo os principais golpes e como evitá-los:
1. Golpe da falsa central telefônica/falso funcionário
O que é: O fraudador entra em contato com a vítima se passando por funcionário do banco e informa que há irregularidades na conta. A partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima e orienta que realize transferências para regularizar problemas na conta ou no cartão.
Como evitar: O cliente deve sempre verificar a origem das ligações e mensagens recebidas contendo solicitações de dados. Ao receber uma ligação suspeita, o cliente deve desligar, e de outro telefone, deve entrar em contato com os canais oficiais de seu banco.
2. Golpe do falso empréstimo consignado
O que é: O fraudador se passa por um funcionário de instituição financeira e oferece empréstimos com condições vantajosas. Para que garanta a oferta, pede ao consumidor que faça um depósito bancário referente a taxas de cadastro ou pede antecipação de alguma parcela para que possa liberar o dinheiro.
Como evitar: A Febraban alerta que não existe nenhum empréstimo em que a pessoa precise fazer qualquer tipo de pagamento antecipado, seja de IOF, taxas falsas de cadastros ou antecipação de parcela.
3. Golpe da ajuda em ATMs
O que é: Neste golpe, o cliente está fazendo uma transação financeira em um ATM (terminal de autoatendimento) e o bandido oferece ajuda. O objetivo é visualizar a senha e depois trocar o cartão verdadeiro por outro.
Como evitar: Se precisar de ajuda durante o expediente bancário, o cliente sempre deve procurar um funcionário identificado do banco.
4. Golpe do falso presente de aniversário/falso brinde
O que é: Criminosos entram em contato com a vítima e dizem que têm um brinde para entregar ou um presente de aniversário, e insistem para que a pessoa receba o presente pessoalmente. Os criminosos entregam algo para a vítima, e nesse momento, pedem o pagamento de taxa de entrega, que só pode ser paga com cartão.
O entregador/golpista geralmente usa uma maquininha com o visor danificado, que impossibilita a visualização do valor digitado na tela.
Como evitar: Nunca aceite presentes e brindes inesperados, sem saber quem realmente mandou. Não forneça dados pessoais em links enviados pela internet de supostas promoções e tenha muito cuidado ao preencher cadastros na internet.
5. Golpe de vendas falsas
O que é: Criminosos criam páginas falsas que simulam e-commerce, enviam promoções inexistentes por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e investem na criação de perfis falsos de lojas em redes sociais.
Como evitar: Pare, pense e desconfie. Pode ser golpe. Tome muito cuidado com links recebidos em e-mails e mensagens e dê preferência aos sites conhecidos para as compras.
6. Golpe do WhatsApp
O que é: Os fraudadores enviam uma mensagem pelo WhatsApp fingindo ser do Serviço de Atendimento ao Cliente de site de vendas ou de empresa que a vítima tem cadastro. Eles solicitam o código de segurança, afirmando se tratar de uma atualização/protocolo, manutenção ou confirmação de cadastro.
Como evitar: Uma medida simples para evitar que o WhatsApp seja clonado é habilitar, no aplicativo, a opção “Verificação em duas etapas”. Desta forma, é possível cadastrar uma senha que será solicitada periodicamente pelo app.
7. Phishing (pescaria digital)
O que é: É uma fraude eletrônica que visa obter dados pessoais do usuário. A forma mais comum de um ataque de phishing é por mensagens e e-mails falsos que induzem o usuário a clicar em links suspeitos.
Como evitar: Nunca clique em links recebidos por mensagens. Mantenha seu sistema operacional e antivírus sempre atualizados.
8. Golpe do falso motoboy
O que é: O golpe começa com uma ligação ao cliente dizendo que o cartão foi clonado, e que é preciso bloqueá-lo. O golpista orienta cortar o cartão ao meio e pedir um novo pelo atendimento eletrônico. O falso funcionário pede que a senha seja digitada no telefone, e fala que um motoboy irá buscar o cartão para perícia. O que o cliente não sabe é que, com o cartão cortado ao meio, o chip permanece intacto, e é possível realizar transações.
Como evitar: Fique atento! Nenhum banco pede o cartão de volta ou envia qualquer pessoa para retirar o cartão na casa de clientes.
9. Golpe da troca de cartão
Como é: Golpistas que se passam de vendedores prestam atenção quando você digita sua senha na máquina de compra e depois trocam o cartão na hora de devolvê-lo. Com seu cartão e senha, fazem compras usando o seu dinheiro.
Como evitar: Fique sempre atento na hora das compras. Confira se é mesmo o seu nome impresso no cartão devolvido e, se possível, passe você mesmo o cartão na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa.
10. Golpe do falso sequestro
Como é: Criminosos entram em contato com a vítima por telefone. Do outro lado da linha, uma pessoa simula uma voz de choro, chama a vítima de pai ou mãe e diz que foi sequestrado. A própria pessoa acaba dando informações que ajudam o bandido a completar o golpe. A partir daí, entra na ligação um criminoso anunciando o sequestro e exigindo um resgate imediato para que liberte o falso sequestrado.
Como evitar: Sempre desconfie deste tipo de ligação, porque a chance de ser um golpe é muito grande. Tenha calma e não tome atitudes precipitadas. Nunca fale o nome da pessoa que poderia ter sido sequestrada. Se possível, peça a alguém que está com você para ligar de um outro telefone para o familiar.