A Amazon instalou mais de 15 mil robôs em 10 depósitos nos Estados Unidos, uma medida que promete cortar os custos operacionais em um quinto e entregar produtos mais rapidamente na reta final para o Natal.
Os robôs laranjas de 145 quilos, que se movimentam sobre rodas, demonstram como a Amazon adotou a tecnologia desenvolvida pela Kiva Systems, uma companhia de robótica que comprou por US$ 775 milhões em 2012.
Além do Kiva, um outro robô foi apresentado pela Amazon é o Robo-Stow, um braço mecânico gigante utilizado para mover grandes quantidades de produtos. A companhia americana fez uma demonstração para a mídia no domingo, antes da Cyber Monday, o maior dia de compras online do ano que sucede a Black Friday.
A Amazon implementou o uso dos robôs durante o verão nos EUA, antes do importante trimestre de compras de fim de ano, quando a companhia normalmente registra cerca de um terço de sua receita anual. Os depósitos estão em cinco Estados americanos: Califórnia, Texas, Flórida, Nova Jersey e Washington.
Os robôs Kiva permitem que a Amazon otimize os processos com relação aos produtos e reduza o tempo que a empresa leva para oferecer entregas no mesmo dia em diversas regiões, disse o vice-presidente sênior de operações mundiais e serviços para consumidor, Dave Clark.
No armazém da Amazon em Tracy, na Califórnia, os funcionários empilham produtos em prateleiras carregadas por mais de 1.500 robôs Kiva, que usam marcações no chão para navegar e formar um "grande bloco de estoque", disse Clark.
Agora, um funcionário faz o pedido por itens específicos e o robô se dirige à sua estação de trabalho particular.
Em alguns casos, os robôs permitiram que a Amazon enviasse os pacotes em 13 minutos a partir das estações de seleção, em comparação a cerca de uma hora e meia em média nos centros mais antigos.
Saiba quem são os bilionários da tecnologia
Aprenda a abrir um negócio
Quer realizar o sonho de montar o próprio negócio? Aprenda como se preparar da melhor maneira e destaque-se no mercado! Curso certificado pelo MEC, comece já!