Os olhos do mundo estão virados para Paris. Palco mais que apropriado para a Nike promover seus tênis criados com o auxílio da Inteligência Artificial Generativa. Nome muito legal: Nike A.I.R.
Eles estão expostos no Centro Pompidou na exposição "Art of Victory", inaugurada na quarta-feira (24). Os visitantes podem ver uma coleção de protótipos de tênis minuciosamente projetados para atletas superstars específicos, com a IA desempenhando um papel fundamental.
A mostra apresenta modelos personalizados para as estrelas do basquete A'ja Wilson e Victor Wembanyama, a velocista Sha'Carri Richardson e até Mbappé. No total, a Nike colaborou com 13 atletas em quatro esportes: atletismo, futebol, basquete e tênis.
O uso da IA envolveu alimentar o sistema com prompts para gerar imagens com diversas texturas, materiais e cores, que serviram como base para o processo de design. E depois a Nike usou impressão 3D para produzir os protótipos.
Juliana Sagat, designer principal de calçados da Nike, explicou o impacto transformador da IA no processo criativo. "Ainda é uma colaboração entre o atleta e o designer, mas costumávamos desenhar muito à mão. Bem, acho que meu mundo está mudando".
O mundo de todos, Juliana...
(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.