Quem gosta de observar o céu noturno poderá se deslumbrar uma conjunção entre dois planetas do nosso Sistema Solar: Júpiter e Vênus, que vão compartilhar a mesma ascensão reta nesta quinta-feira (2). Mas o evento já poderá ser visto na noite desta quarta-feira (1).
O que seria essa ascensão reta? Mais ou menos ao mesmo tempo, os dois objetos também farão uma aproximação, tecnicamente chamada de appulse.
Segundo o site In-The-Sky, em São Paulo o evento vai acontecer às 7h40 da manhã, no horário de Brasília.
Quanto mais brilhante objeto parecer, menor é o valor de sua magnitude. Durante a conjunção, Vênus estará em magnitude -4.0, e Júpiter em magnitude -2.1, ambos na constelação de Peixes.
Como observar
Aqueles que quiserem ter um "gostinho" do fenômeno poderão presenciar nesta quarta-feira a aproximação de 1º de distância, por volta das 19h. No dia seguinte, no mesmo horário, a distância entre eles será de 51 minutos de arco, com ambos aparecendo lado a lado no céu.
O par estará um pouco separado demais para caber confortavelmente no campo de visão de um telescópio, mas será visível a olho nu ou com ajuda de binóculos.