Construção de fábrica da Tesla derruba 500 mil árvores na Alemanha

Análise da empresa de inteligência ambiental Kayrros envolveu imagens de satélite para avaliar período de março de 2020 a maio de 2023

22 ago 2024 - 17h52
(atualizado em 23/8/2024 às 05h00)
Resumo
A construção da Gigafactory Berlin-Brandenburg, fábrica da Tesla, causou a derrubada de 500 mil árvores, gerando protestos e danos ambientais.
Construção de fábrica da Tesla na Alemanha teria causado derrubada de 500 mil árvores, diz relatório
Construção de fábrica da Tesla na Alemanha teria causado derrubada de 500 mil árvores, diz relatório
Foto: Agência Espacial Europeia

A construção da Gigafactory Berlin-Brandenburg, a gigantesca fábrica da Tesla localizada no estado de Brandemburgo, próximo a Berlim, na Alemanha, teria causado a derrubada de cerca de 500 mil árvores, segundo dados da empresa de inteligência ambiental Kayrros.

A análise, que envolveu imagens de satélite, revelou que 329 hectares de floresta foram desmatados entre março de 2020 e maio de 2023. As informações foram divulgadas pelo jornal britânico The Guardian.

Publicidade

A instalação da fábrica provocou uma série de manifestações. Grupos de ativistas climáticos têm se posicionado contra a expansão da Gigafactory, ocupando árvores e tentando invadir o local. Em um dos episódios mais graves, manifestantes incendiaram uma torre de eletricidade em março, paralisando a produção da fábrica temporariamente.

Elon Musk, CEO da Tesla, criticou a ação da polícia local, acusando as autoridades de permitirem os protestos de “grupos de esquerda”.

Por que Elon Musk é obcecado pela letra "X"? Por que Elon Musk é obcecado pela letra "X"?

O jornal The Guardian também relatou que, segundo Antoine Halff, analista da Kayrros, embora o desmatamento causado pela Tesla na Alemanha seja preocupante, é importante colocar a questão em perspectiva. Halff argumentou que, apesar da derrubada das árvores, a substituição de veículos com motores de combustão interna por carros elétricos traz benefícios ambientais.

Publicidade

Ele estimou que as árvores perdidas representariam cerca de 13 mil toneladas de CO₂, equivalente às emissões anuais de 2.800 carros a combustão nos Estados Unidos.

Em julho, o ministério do meio ambiente de Brandemburgo deu sinal verde para a expansão da Gigafactory, o que permitirá que a Tesla dobre sua produção para 1 milhão de veículos por ano. 

Apesar disso, a Tesla afirmou ao The Guardian que, embora esses incidentes tenham ocorrido durante a fase de construção e no início das operações, nenhum deles resultou em danos ambientais. A empresa garantiu que medidas corretivas foram implementadas sempre que necessário.

Pesquisa

A Kayrros, responsável por expor o impacto ambiental da fábrica, utiliza imagens de satélite ópticas capturadas pelo Sentinel-2, com resolução de 10 metros, para monitorar o desmatamento. Essas imagens são processadas automaticamente e revisadas por especialistas em sensoriamento remoto.

Publicidade

A ferramenta foi desenvolvida para ajudar empresas a cumprir as regulamentações da União Europeia, que, a partir de 2025, proibirão a importação de produtos ligados ao desmatamento.

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações