Aeroportos alemães foram atingidos por uma falha de TI em todo o país que afetou os sistemas policiais no controle de fronteiras nesta sexta-feira, causando problemas e filas de imigração mais longas para passageiros de fora da zona de viagem Schengen da União Europeia.
"No momento, há um problema de TI em todo o país", disse um porta-voz da polícia federal por telefone, forçando os policiais a administrar manualmente os passageiros que chegam de fora da área Schengen, livre de passaportes.
A causa não foi descoberta em um primeiro momento. A falha causou filas de pessoas esperando no controle de fronteira em vários aeroportos alemães, incluindo o de Frankfurt, o mais movimentado do país.
O aeroporto de Berlim confirmou tempos de espera mais longos na imigração para passageiros que não pertencem ao espaço Schengen.
"Podemos confirmar que, desde cerca de 14h (horário local) de hoje, tem havido problemas no controle de fronteira para voos de e para a área não-Schengen", disse um porta-voz do aeroporto de Düsseldorf, dizendo que os passageiros estavam recebendo água.
Segundo a emissora pública regional WDR, os passageiros estavam esperando por duas horas na imigração, enquanto outros eram mantidos no avião.