Pesquisa descobriu que os pés de morcegos mexicanos brilham sob luz ultravioleta, abrindo novas perspectivas para compreensão do comportamento desses mamíferos voadores.
Uma pesquisa publicada na revista Mammalian Biology descobriu uma característica diferente em uma espécie de morcego mexicano: pés que brilham sob luz ultravioleta.
Os achados, frutos de um acidente durante um estudo de campo, intrigam a comunidade científica e abre novas perspectivas para a compreensão do comportamento desses mamíferos voadores.
Tudo começou quando pesquisadores do Instituto de Ecología e Soluções Ambientais em Sustentabilidade Ambiental e da Universidade do Texas, em Austin, tentavam rastrear os movimentos de morcegos entre dois poleiros. Ao marcar os animais com um pó fluorescente, notaram um brilho intenso nos pés dos mamíferos, mesmo sem a aplicação do pó.
Após analisar diversos espécimes, a equipe concluiu que os pelos nos pés dos morcegos mexicanos de cauda livre (Tadarida brasiliensis) possuem propriedades fotoluminescentes.
Essa condição diferenciada, que lembra personagens de desenhos animados, intrigou os cientistas, que agora buscam desvendar a função dessas estruturas brilhantes.
Hipóteses
Uma das hipóteses é que os morcegos possam utilizar essa bioluminescência como forma de comunicação dentro de suas colônias, que podem chegar a um milhão de indivíduos.
A luz emitida pelos pés poderia facilitar a identificação e o reconhecimento entre os membros do grupo, especialmente em ambientes escuros — mas são necessários mais estudos par confirmação.