Um designer criou uma perna protética para auxiliar pessoas que tiveram um ou mais membros amputados a escalar montanhas.
Criado pelo americano Kai Lin, a Klippa (do sueco “precipício”) é uma prótese criada com o intuito de ajudar os veteranos da Guerra do Afeganistão a escalar montanhas. De acordo com Lin, dos 600 soldados americanos que perderam uma ou as duas pernas durante a guerra, entre 2010 e 2013, a maioria faz alpinismo para manter a forma.
O inventor baseou sua pesquisa em cinco etapas: tipos de técnica de pés na escalada, duas rodadas de entrevista com alpinistas profissionais, comparação de tamanho do pé e comparação da articulação da perna.
Ainda segundo Kai Lin, a cabra-das-rochosas (capríneo encontrado nas montanhas rochosas no Canadá e Estados Unidos) serviu de inspiração para a criação da prótese, pois o animal costuma fazer a escalada de modo vertical.
O resultado foi uma perna protética não apenas com a articulação de uma perna humana, mas com patas similares ao animal americano, reforçadas em borracha, para prender nas pedras.
A prótese ainda está em fase de testes.
Aprenda a usar o Windows 8 e outros programas, como o pacote Office. Melhore o seu currículo com um curso certificado pelo MEC. Matricule-se!