O cineasta australiano Alex Proyas, famoso por seu filme "Eu, Robô", manifestou sua frustração a respeito das semelhanças visuais entre os designs de sua obra, que estreou há 20 anos, e os recentes produtos da Tesla, em particular os robôs e automóveis exibidos por Elon Musk.
Em um tweet, Proyas solicitou a Musk que lhe devolvesse os designs, e postou imagens que comparam os robôs de seu filme com os "Cybercab" e "Robotaxis" da Tesla.
A ironia da situação aumenta considerando que o evento onde os novos modelos foram apresentados recebeu o nome de "Nós, Robôs", uma clara alusão ao filme.
Apesar de a Tesla ainda não ter reconhecido oficialmente essas semelhanças, a estética dos novos produtos remete a elementos do design futurista mostrado em "Eu, Robô". Os robôs Optimus da Tesla, embora operados de forma remota, também têm características similares à ficção científica que Proyas ajudou a consagrar.
Esta não é a primeira vez que Musk enfrenta acusações de inspiração questionável para seus projetos. Antes do lançamento do Cybertruck, muitos internautas apontaram que seu design lembrava veículos de filmes de ficção científica, como os carros de “Os Vingadores”, de Paul Verhoeven.