Edits: Instagram anuncia app de edição de vídeos altamente inspirado no CapCut

Mais uma vez o aplicativo da Meta reproduz recursos vistos na concorrência

20 jan 2025 - 12h13

O diretor do Instagram, Adam Mosseri, anunciou neste domingo, 19, um aplicativo de edição de vídeo chamado Edits. A ideia é rivalizar com o CapCut, popular app de edição criado pela ByteDance, dona do TikTok - ou seja, ele também está no vai e vem de disponibilidade nas lojas americanas devido à lei que proibiu o serviço de vídeos curtos. Essa também não é a primeira vez que o Instagram se inspira em rivais para lançar novos recursos. Vale lembrar que a companhia implementou os Stories após a Meta não conseguir comprar o Snapchat.

Edits da Meta
Edits da Meta
Foto: Meta/Divulgação / Estadão

Usuários do iPhone já pode reservar o Edits na App Store e a loja notificará quando ele estiver disponível para ser baixado.

Segundo a descrição feita por Mosseri, a novidade da Meta foi pensada para ser mais que um editor de vídeos e dar aos criadores um conjunto de ferramentas criativas. Quais são as novas possibilidades? Haverá uma aba dedicada à inspiração, outra para anotar esboços, todas as ferramentas de edição, e compartilhamento de projetos, e projeções sobre a performance dos vídeos na rede.

Além disso, vai ser possível adicionar múltiplas faixas de áudio e vídeo, escolher uma entre várias opções de fontes para texto e efeitos de áudio, gerar legendas automáticas, aprimorar o áudio do seu vídeo e gerar animações com IA.

Anunciadas como a grande jogada do Edits, essas projeções terão "um painel de insigths ao vivo", ou seja: uma análise do envolvimento de seguidores e não seguidores, e métricas de quantas vezes os usuários pulam seus vídeos. Também incluirá ferramentas de edição que permitirá às pessoas usar fundos verdes e sobreposições de vídeo. Por mais que essa novidade tenha sido anunciada como a grande sacada do Edits, todas essas ferramentas já estão disponíveis no TikTok, de acordo com sua listagem nas lojas de aplicativos.

"É nosso trabalho fornecer as melhores ferramentas possíveis para os criadores", disse o Mosseri em um vídeo publicado no Instagram. Sobre a data de lançamento, o diretor afirmou que o Edits não estará disponível antes do próximo mês. "Enquanto isso vamos trabalhar com um grupo de criadores de vídeo e ter seus comentários para melhorar a experiência do app".

De acordo com a página do aplicativo na App Store, ele exigirá o iOS 15.1 ou superior e o macOS Monterey 12 ou mais recente para funcionar. Ao menos inicialmente, não haverá uma versão do app para iPad. Também não está claro se o Instagram vai impulsionar vídeos gerados no Edits em detrimento de produções feitas no CapCut e outros apps que não estão no portfólio da Meta.

Publicidade
É assim que o Edits vai ficar na tela do Instagram
Foto: Meta/Divulgação / Estadão
Edits da Meta
Foto: Meta/Divulgação / Estadão
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações