O Google estaria na última fase de preparação de seu relógio inteligente, e poderia lançar o produto "daqui a poucos meses", segundo o Wall Street Journal. A companhia já teria entrado em contato com fornecedores asiáticos para iniciar a produção em massa.
O dispositivo deve rodar Android e ser integrado ao Google Now, o assistente de voz de Mountain View. O smartwatch do Google seria capaz de se conectar a smartphones e puxar informações como horários de viagens anotados no e-mail do usuário - tudo através do Now. Uma das principais preocupações
A gigante das buscas estaria preocupada em endereçar dois pontos muito criticados nos rivais que já estão no segmento de dispositivos de vestir - como o Samsung Galaxy Gear e o Sony SmartWatch 2. O primeiro seria o tempo de bateria, que Mountain View tenta reduzir o consumo de bateria do aparelho, para que ele não precise de recargas tão frequentes, segundo uma fonte não identificada familiar ao assunto.
O segundo é a utilidade, que vem sendo criticada na comparação com as funções relativamente limitadas e o preço alto. Por outro lado, analistas avaliam que o desenvolvimento de aplicativos para os gadgets de vestir vai torná-los populares e um novo segmento de disputa entre as grandes empresas de tecnologia. Há projeções de venda de 485 milhões de unidades de aparelhos do gênero em 2018, segundo a Research.
Gadgets de vestir
O Google já dá os primeiros passos no setor com os óculos de realidade aumenta Google Glass. Com o dispositivo, o usuário pode fazer fotos e vídeos, ouvir música e receber atualizações, entre outras funcionalidades. O lançamento de um relógio inteligente seria mais uma aposta da gigante de buscas de assumir a liderança no segmento, e ao mesmo tempo dar mais força ao seus sistema operacional móvel, o Android, frente a rivais como o iOS da Apple e o Windows Phone da Microsoft.
Além de Moutain View, Redmond também estaria desenvolvendo óculos inteligentes, mas segundo reportagem do próprio WSJ, o aparelho seria voltado a esportistas. Com o mesmo foco, a Adidas já lançou um relógio.
A Nokia também está na lista das empresas que tentam desenvolver um smartwatch, segundo informações não confirmadas. A aposta da finlandesa - comprada pela Microsoft neste ano - seria um pouco mais ousada, com um aparelho que consistiria de seis pequenas telas presas a uma pulseira.
Sobre a tentativa da Apple de criar um relógio inteligente, os boatos são mais esparsos, mas também mais antigos - o aparelho foi apelidado pela mídia especializada de iWatch. Mas, sem confirmar as informações, o CEO Tim Cook afirmou em maio que os aparelhos de vestir serão um "segmento chave" da tecnologia.
A Samsung já largou na frente quanto aos smartwatches, lançando o Galaxy Gear em setembro. O aparelho, vendido a US$ 299 nos Estados Unidos, destaca-se no segmento por ter microfone e alto-falante, o que permite fazer e receber ligações quando conectado ao smartphone. Por outro lado, a bateria de apenas 25 horas desagradou os críticos. A sul-coreana também teria planos de criar óculos inteligentes, mas as informações sobre o dispositivo são poucas.