Depois de a Samsung anunciar o Galaxy Gear, relógio inteligente movido a Android, e a Sony lançar a segunda versão do SmartWatch, o Google pode entrar na corrida dos gadgets de vestir com um acessório semelhante. Segundo o 9to5Google, o anúncio da novidade seria ainda em outubro.
Mountain View estaria "dando os últimos toques" no produto, segundo o site especializado, e o Google Now, movido a voz e com funcionalidades de busca e informações em tempo real sobre trânsito, entre outras, estaria no centro do relógio inteligente. Muitas das características do Google Glass, os óculos de realidade aumentada e que marcam a entrada do gigante das buscas no mundo dos wearable gadgets, poderiam ir para no pulso dos usuários.
O Google estaria trabalhando em uma conexão via Bluetooth 4.0 com o smartphone, para menor consumo de bateria. Não há informações sobre quais sensores estariam presentes nem se há previsão de monitoramento de itens de saúde - os rumores são que a Apple trabalharia em um iWatch com essas funcionalidades.
Artem Russakovskii, uma das fontes do 9to5Google, afirmou que "o Google vai anunciar um relógio Nexus, cujo codinome é Gem, provavelmente junto com o anúncio do (Android 4.4) KitKat. A data que tenho, que, de novo, é do mês passado, é de 31 de outubro".