Qualcomm lança relógio inteligente Toq com bateria que dura "dias"

4 set 2013 - 17h25
(atualizado às 19h58)

A Qualcomm começará a vender seu relógio inteligente Toq, um dispositivo de pulso que pode tocar música e lidar com telefonemas e mensagens, no quarto trimestre, marcando a entrada da fabricante de chips em produtos eletrônicos de consumo. A empresa, que domina o mercado mundial de processadores de aplicativos para smartphones e tablets, apresentou o dispositivo na quarta-feira, enquanto a Samsung lançou seu próprio relógio inteligente, o Galaxy Gear, na IFA, em Berlim.

CEO da fabricante de processadores, Paul Jacobs, fez a apresentação do gadget de vestir
CEO da fabricante de processadores, Paul Jacobs, fez a apresentação do gadget de vestir
Foto: Reuters

"O Toq é uma vitrine dos benefícios das tecnologias da tela Mirasol, da recarga WiPower LE e do Bluetooth estéreo, e evidencia a experiência que a categoria dos gadgets de vestir podem oferecer", afirma o CEO da Qualcomm, Paul Jacobs.

Publicidade

O dispositivo da empresa coreana também realiza funções básicas, como telefonemas, fotos e mensagens em conjunto com um smartphone. A integração é feita via Bluetooth com aparelhos que rodem Android 4.0.3 ou superior e tenham o aplicativo Qualcomm Toq instalado.

Segundo a fabricante, a bateria do relógio inteligente "dura dias", uma vez que a tela Mirasol não precisa de luz para ser visualizado - na luz do sol, a tela também pode ser vista, graças à tecnologia antirreflexiva.

Carregador da Premium Audio Edition tem decks para o Toq e para os fones de ouvido Bluetooth
Foto: Reprodução

A recarga é feita sem fios com o Qualcomm WiPower LE, que também funciona para os fones de ouvido Bluetooth. A companhia classifica a funcionalidade de "drog and charge" - algo como "largar e carregar" -, uma vez que basta deixar o Toq e os fones sobre a base para que a bateria seja recarregada.

O relógio terá um modelo Premium Audio Edition com especificações de áudio avançadas, o que inclui fones com tweeter e woofer dedicados para mais banda.

Publicidade

A Apple e o Google também trabalham em gadgets de vestir - wearable gadgets, em inglês -, tais como dispositivos de pulso e óculos inteligentes, que analistas esperam ser a próxima fase do boom das comunicações móveis. A exploração de tais aparelhos de computação tem acelerado nos últimos anos, com o crescimento de smartphones diminuindo gradualmente.

Os executivos da Qualcomm disseram a desenvolvedores de San Diego que vão divulgar mais detalhes sobre como comprar um Toq final deste mês, e não especificaram o preço. O Gear, da Samsung, vai custar US$ 299.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se