Elon Musk postou no X, rede social que é dono, uma imagem visivelmente gerada por inteligência artificial (IA) de uma versão estranha do Cybertruck, na segunda-feira (15).
O carro estaria em uma rua noturna chuvosa, iluminada por luzes neon. Nessa imagem, o veículo é muito curto e largo, sem a caçamba, sem uma placa legível. Próximo do carro, há um letreiro que diz "Tesla", mas com espaçamento entre as letras que não é comum do design.
Abaixo do letreiro, há outro com as palavras "Me Toi". Há uma chance de ser uma tradução errada para "Me Too" (Eu Também), lema contra o assédio sexual no trabalho, algo que Musk foi acusado ao longo dos anos. Outra possibilidade é que seja apenas mais uma confusão causada pela IA, que não é incomum.
— Elon Musk (@elonmusk) July 15, 2024
Assim como outros memes postado por Musk, a imagem gerada por IA não é de sua autoria, pois ela circula há algum tempo pelas redes sociais, já tendo sido postada anteriormente em outras contas..
Musk e IA
Musk é um grande entusiasta da inteligência artificial, então não é surpreendente que ele decida postar uma arte gerada por IA.
Após cofundar a OpenAI e depois deixá-la, assim como falar muito sobre os esforços de IA na Tesla, o bilionário hoje investe na tecnologia por meio da xAI, mais uma de suas empreitadas.
Um dos resultados até agora foi o Grok, o chatbot hospedado no X. Segundo Musk, o modelo de IA terá uma nova versão em agosto.
Apesar de não ter anunciado publicamente planos de desenvolvimento de seu próprio gerador de imagens por IA, o empresário criticou os de outras empresas por terem "vieses liberais".
Um exemplo foi a respeito do Gemini, do Google, que recebeu reações polêmicas por criar imagens de um George Washington (primeiro presidente dos Estados Unidos) negro.
Musk havia dito que os resultados mostravam uma "tentativa de nos dar uma lição sobre diversidade" e que essa tendência é perceptível em outros modelos de IA. "O problema não é apenas o Google Gemini", ele postou, "é também a busca do Google".