Em 2007, os executivos da Nokia analisaram o iPhone e a sua conclusão foi clara: a sua interface era "a maior ameaça" que alguma vez enfrentaram

Se eles tivessem sido ouvidos, talvez a gigante finlandesa ainda estivesse no mercado de celulares

30 mar 2025 - 10h11
(atualizado às 18h35)
Foto: Xataka

Nove executivos da Nokia perceberam a ameaça que o iPhone representava. Se a empresa tivesse tomado providências naquela época, seguindo as observações dessas pessoas, talvez a operadora tivesse a chance de um destino diferente.

Um dia após a revelação do iPhone, executivos da Nokia fizeram uma apresentação e sua conclusão foi clara: "A interface do usuário pode ser a maior ameaça que o iPhone apresenta". Esse documento, ao que tudo indica, foi ignorado pela alta cúpula da multinacional finlandesa.

Publicidade

Já se passaram 18 anos desde então, mas essa história só veio à tona recentemente. Em janeiro, a Nokia tornou público seu Arquivo de Design no site da Universidade de Aalto, na Finlândia. Além de uma infinidade de designs oficiais e não oficiais, patentes, conceitos e outras informações valiosas, o arquivo também inclui o documento confidencial (descoberto por Fahad X) que revela a reação de nove executivos da Nokia ao lançamento do iPhone.

Não se sabe se essa apresentação deveria estar no arquivo, mas Fahad X já fez um backup do documento, caso ele seja removido.

O iPhone e sua ameaça iminente à Nokia

O iPhone foi apresentado em 9 de janeiro de 2007 por Steve Jobs na MacWorld Expo, em Cupertino, Califórnia. Logo no dia seguinte, 10 de janeiro, nove executivos da Nokia entregaram uma apresentação intitulada "Apple iPhone foi lançado". A conclusão da análise detalhada foi direta: "O iPhone da Apple é um sério concorrente no segmento premium". O principal fator que tornava isso ...

Veja mais

Publicidade

Matérias relacionadas

Estão pipocando anúncios no seu celular? Veja possíveis causas e como resolver

Se um círculo azul aparecer no seu WhatsApp, temos uma boa e uma má notícia

Marco importante para China e Huawei, revés para os EUA: nasce o primeiro smartphone com chip 100% chinês

Sete conselhos sobre o Android Auto que você precisa saber

Estes são os dois países da América Latina que poderão conectar seus celulares à internet pela Starlink de Elon Musk

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se