Oferecimento

Em meio à crise global do tabaco, a indústria encontrou um aliado que impulsiona as vendas: a China

As vendas de cigarros vêm crescendo há anos na China, enquanto caem no restante do mundo. O setor é uma importante fonte de receita para os cofres do Estado chinês, com perspectivas de alta.

2 abr 2025 - 09h13
(atualizado às 17h37)
Foto: Xataka

Ying Yuhao tem 21 anos, é um universitário chinês e recentemente confessou ao Sixth Tone que sente repulsa pelo cheiro da fumaça do tabaco. Assim como a imensa maioria das pessoas de sua idade, ele também sabe que os cigarros fazem muito mal à saúde.

No entanto, Ying fuma. No trabalho, quando está estressado, para se concentrar ou socializar. Ele lembra, por exemplo, que durante seu estágio de verão em Hangzhou, fumava quase diariamente para não parecer rude com seus colegas de escritório sempre que lhe ofereciam um cigarro. "Se eu recusasse, parecia que estava desrespeitando eles", confessa o jovem.

Publicidade

O caso de Ying é muito mais do que uma curiosidade. De certa forma, ele reflete a complexa relação da China com o tabaco.

China, um país de fumantes

Ying é apenas uma gota no vasto oceano de fumantes que existe na China. Basta analisar alguns números para entender: estima-se que o país tenha mais de 300 milhões de consumidores de tabaco e a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que um em cada três cigarros consumidos no mundo é aceso lá.

De modo geral, cerca de 24,1% dos adultos chineses são fumantes, um percentual que, até pouco tempo atrás, chegava perto dos 30%.

No entanto, esse dado não reflete toda a realidade. Os verdadeiros dependentes da nicotina são os homens como Ying. Em 2015, por exemplo, a prevalência do tabagismo entre eles era de 52,1%, enquanto entre as mulheres o número era de apenas 2,7%.

Publicidade

Mais cigarros vendidos

Embora o gigante asiático tenha ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Nova York estava passando por um inferno de carros parados, ruas bloqueadas e ônibus não pontuais; eles resolveram isso em duas semanas

50 anos de pesquisa sobre depressão revelam um fato surpreendente: não melhoramos nada

Emirados Árabes Unidos financiaram estudo para descobrir se é possível causar chuva no deserto com fazendas solares: a resposta é sim

Nintendo Switch 2 tem data de lançamento anunciada

A mais recente ideia da Coreia do Sul para aumentar a taxa de natalidade: carne premium gratuita para novas mães

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se