A Blackberry lançou nesta terça-feira seu novo smartphone, o Blackberry Z3, um celular com tela de 5 polegadas em alta resolução e com o novo sistema operacional Blackberry OS 10.2.1; o aparelho custará US$ 200. O celular é o primeiro da parceria com a empresa chinesa Foxconn e também tem em sua composição 1.2 GHz dual-core, 1.5 GB de RAM e espaço de 8 GB.
O celular tem como alvo o mercado da Indonésia, país onde o aparelho será lançado primeiro. O Blackberry Z3 também tem câmera traseira de 5.5 megapixels, câmera frontal de 1.1 megapixels e rádio FM interna. Seu estilo é bem similar aos celulares da Nokia, com borda arredondada.
A empresa também lançou o Blackberry Q20, um celular que mantém o estilo da companhia com teclado QWERTY e uma tela touchscreen 3.5 polegadas; além das conhecidas teclas “Menu”, “Back”, “Send” e “Fim” e o Trackpad integrado e novo hardware – ainda não informado. Sucessor do Q10, o novo gadget da empresa mira o mercado global.
O CEO da Blackberry, John Chen, afirma que a companhia criou uma estratégia para “reassegurar a confiança do consumidor”. Chen que está na empresa desde novembro de 2013, tenta recuperar a empresa após perder em um ano 40% do mercado nos Estados Unidos.
A empresa também revelou a nova geração dos serviços BES (Blackberry Entreprise Service), o BES 12 para administrar rede de celulares e unificar as plataformas existentes; e a nova suíte de programas do BBM, software de conversação por texto da companhia, agora com criptografia para proteger as conversas. Os dois programas tem foco no mercado em empresas.