Algumas empresas podem estar usando os seus dados na internet para treinar inteligência artificial (IA) generativa. Para evitar que isso ocorra, é preciso recuperar o controle de ferramentas como o ChatGPT, o Gemini do Google, entre outras.
Vale lembrar que alguns modelos de linguagem, como ChatGPT, são alimentados por vastas quantidades de nossos dados.
Preocupados com as leis que protegem a privacidade dos usuários na web, algumas empresas agora permitem que clientes individuais e empresariais optem por não ter seu conteúdo usado em treinamento de IA ou vendido para fins de treinamento.
Alternativa para proteger seus dados das empresas
Usado para sinalizar imagens que não devem ser usadas para treinamento, o recurso “Have I Been Trained?”, administrado pela startup Spawning, permite que as pessoas vejam se suas criações foram descartadas e então optem por não participar de qualquer treinamento futuro.
“Qualquer coisa com um URL pode ser desativada. Nosso mecanismo de busca pesquisa apenas imagens, mas nossa extensão do navegador permite que você desative qualquer tipo de mídia”, diz Jordan Meyer, cofundador e CEO da Spawning, em entrevista ao portal Wired.
O Copilot, da Microsoft, não oferece aos usuários com contas pessoais a opção de não usarem seus prompts para melhorar o software.
“Uma parte do número total de solicitações do usuário nas respostas do Copilot e do Copilot Pro é usada para ajustar a experiência”, disse Donny Turnbaugh, porta-voz do Copilot, ao Wired.
“A Microsoft toma medidas para desidentificar os dados antes de serem usados, ajudando a proteger a identidade do consumidor.”
Como cancelar o treinamento de IA
Adobe
Se você estiver usando uma conta pessoal da Adobe, é fácil cancelar o "monitoramento". Abra a página de privacidade da Adobe, role para baixo até a seção Análise de conteúdo e clique no botão de alternância para desligá-lo.
Para contas empresariais ou escolares, o processo de cancelamento não está disponível em nível individual e você terá que entrar em contato com seu administrador.
Amazon AWS
Os serviços de IA da Amazon Web Services, como Amazon Rekognition ou Amazon CodeWhisperer, podem salvar dados de clientes para melhorar as ferramentas da empresa.
O processo para desabilitar o armazenamento de dados é complexo, informou o Wired em artigo. A sugestão, de acordo com o portal especialista, é que um técnico de TI seja acionado para auxiliar.
Descrito na página de suporte da Amazon, o processo inclui habilitar a opção para sua organização, criar uma política e anexar essa política quando necessário.
Google Gemini
Para usuários do chatbot do Google, Gemini, às vezes as conversas podem ser selecionadas para revisão humana para melhorar o modelo de IA. No entanto, cancelar esta função é simples.
Abra o Gemini em seu navegador, clique em Atividade e selecione o menu suspenso Desligar. Em seguida, você pode simplesmente desligar a atividade do Gemini Apps ou cancelar e excluir os dados da conversa.
OpenAI: ChatGPT e Dall-E
Em sua página oficial, a OpenAI diz que os usuários do ChatGPT sem contas devem navegar até Configurações e desmarcar Melhorar o modelo para todos.
Se você tiver uma conta e estiver conectado por meio de um navegador da web, selecione ChatGPT, Configurações, Controles de dados e desative Histórico de bate-papo e treinamento.
Caso esteja usando aplicativos móveis do ChatGPT, vá para Configurações, escolha Controles de dados e desative Histórico e treinamento de bate-papo.
“Oferecemos aos usuários diversas maneiras facilmente acessíveis de controlar seus dados, incluindo ferramentas de autoatendimento para acessar, exportar e excluir informações pessoais por meio do ChatGPT. Isso inclui opções facilmente acessíveis para cancelar o uso de seu conteúdo para treinar modelos”, disse Taya Christianson, porta-voz da OpenAI.
Slack
Todas as do Slack no trabalho também podem ser usadas pela empresa para treinar seus modelos. “O Slack usa aprendizado de máquina em seu produto há muitos anos. Isso inclui modelos de aprendizado de máquina em nível de plataforma para recomendações de canais e emojis”, diz Jackie Rocca, vice-presidente de produto do Slack com foco em IA.
Embora a empresa não use dados de clientes para treinar um grande modelo de linguagem para seu produto Slack AI, o Slack pode usar suas interações para melhorar os recursos de aprendizado de máquina do software.
“Para desenvolver modelos de IA/ML, nossos sistemas analisam os dados do cliente (por exemplo, mensagens, conteúdo e arquivos) enviados ao Slack”, diz a página de privacidade do Slack .
Mas, assim como a Adobe, não há muito que você possa fazer individualmente para cancelar se estiver usando uma conta corporativa.