Uma enquete do Terra sobre Black Friday, que este ano acontece no dia 29 de novembro, recebeu respostas de 149 mil pessoas e a maioria (46%) afirma que eletrônicos e eletrodomésticos são os principais itens que pretendem comprar na data.
Em seguida, separado da categoria eletrônicos, está a busca por celulares, com 19% do público dizendo que vai aproveitar a Black Friday para comprar um novo aparelho.
Dentre as marcas de celulares mais procurados pelos consumidores na Black Friday estão: Samsung (44%), Motorola (26%), Xiaomi (16%), Apple (8%) e LG (7%).
Depois de celulares, o que os consumidores mais buscam comprar na data são itens de moda e acessórios (7%), alimentos e bebidas (7%), pets (7%), serviços (3%), artigos para a casa (3%), infantil (3%), maquiagem e cosméticos (3%), saúde (3%), material esportivo (1%) e turismo e viagem (1%).
Principais plataformas de compras
Shopee (44%), Amazon (10%), Magazine Luiza (10%) e Mercado Livre (9%) são os e-commerces preferidos para as compras durante a Black Friday, segundo a enquete.
Entre os que optam por lojas físicas, o principal fator de decisão é evitar golpes online (56%) e ter a possibilidade de levar o produto imediatamente para casa (10%).
O fator decisivo para a escolha de compras é, sem dúvida, a promoção, com 80% dos entrevistados afirmando que esse é o principal motivador. Além disso, a pesquisa destaca a importância da credibilidade das lojas, já que 74% dos consumidores costumam pesquisar a reputação dos sites antes de realizar uma compra.
A avaliação de produtos também é um aspecto relevante, com 77% dos respondentes afirmando que consultam as opiniões de outros consumidores antes de decidir.
Gastos e formas de pagamento
As formas de pagamento mais citadas na enquete incluem dinheiro (41%) e PIX (37%), com 13% optando pelo cartão de crédito.
Quanto ao valor que planejam gastar, 34% pretendem desembolsar até R$ 100, enquanto 19% preveem gastos entre R$ 200 e R$ 299, 18% disseram que vão gastar entre R$ 500 e R$ 999 e 16% dos participantes da enquete pretendem gastar entre R$ 1.000 e R$ 1.999. Por fim, 12% das pessoas pretendem gastar mais de R$ 2.000 na Black Friday 2024.
Do total de participantes, 52% são mulheres e 48% homens, sendo que as classes sociais mais representadas são a C (36%) e D (38%). Em relação à faixa etária, a maior parte dos respondentes da enquete tem entre 18 e 40 anos (66%), com uma concentração de 40% entre 18 e 30 anos.
Geograficamente, a maior parte dos participantes é da região Sudeste (52%), seguida pelo Norte (23%) e Nordeste (17%).