A Ericsson disse nesta terça-feira que o mercado de equipamentos de telecomunicações está mostrando sinais de melhora, depois de reportar resultado de terceiro trimestre acima do esperado pelo mercado, apoiado por recuperação na demanda por equipamentos 5G na América do Norte.
A queda na demanda das operadoras de telefonia móvel norte-americanas nos últimos dois anos atingiu empresas como Ericsson e Nokia, que tiveram que buscar crescimento em mercados em desenvolvimento como a Índia, muitas vezes ao custo de sacrificar margem de lucro.
"Vemos sinais de que o mercado geral está se estabilizando, com a América do Norte, um mercado de adoção precoce, retornando ao crescimento", disse o presidente-executivo da Ericsson, Borje Ekholm.
A receita líquida caiu 4%, para 61,8 bilhões de coroas suecas (5,92 bilhões de dólares), ficando perto da média de estimativas de analistas de 61,6 bilhões de coroas.
As vendas líquidas caíram "apenas 1% em relação ao ano anterior, o que foi uma melhora significativa em comparação com o declínio de 7% no segundo trimestre", disse o analista do Danske Bank Credit Research, Mads Lindegaard Rosendal.
As vendas na América do Norte aumentaram mais de 50%, chegando a 20,4 bilhões de coroas.
"A América do Norte está se recuperando de níveis muito baixos, sendo que o terceiro trimestre do ano passado foi o nosso trimestre mais baixo, portanto, o crescimento em pontos percentuais tornou-se muito grande, mas também é um trimestre muito forte", disse o diretor financeiro, Lars Sandström.
Uma das razões para o crescimento na América do Norte foi o aumento das vendas para a AT&T, após o acordo de 14 bilhões de dólares e cinco anos acertado em 2023.
"Isso tem um impacto... também vemos que outros clientes continuam investindo e apoiando o crescimento na América do Norte", disse Sandström.
"Quando se trata de outros mercados, a Europa está estável e os demais estão em declínio, portanto, ainda estamos em um mercado desafiador."
As vendas na Europa e na América Latina caíram 2%, enquanto outros mercados tiveram queda de dois dígitos.
A Índia, um ponto positivo no ano passado, sofreu uma desaceleração significativa. Mas a empresa conseguiu novos contratos no país com as operadoras Vodafone Idea e a Bharti Airtel.
O lucro ajustado da Ericsson foi de 7,33 bilhões de coroas suecas, em comparação com os 3,9 bilhões registrados no ano anterior, e superaram a previsão média de 5,75 bilhões de uma pesquisa da Lseg com analistas.