Espanha fecha espaço aéreo após anúncio de queda de destroços de foguete chinês

Serviço de segurança ressaltou que a probabilidade estatística de um impacto no solo em áreas povoadas é baixa

4 nov 2022 - 08h43
Lançamento do foguete chinês Longa Marcha-5B Y4
Lançamento do foguete chinês Longa Marcha-5B Y4
Foto: Reuters

A Espanha fechou brevemente o espaço aéreo sobre a região nordeste da Catalunha e três outras regiões nesta sexta-feira, 4, após o anúncio de que destroços de um foguete chinês estão caindo em direção ao país.

Segundo a agência Reuters, o serviço de Vigilância e Rastreamento Espacial da União Europeia disse que os restos do foguete, que entrarão na atmosfera terrestre, provavelmente vão pousar no mar, mas alertou que o norte da Espanha, Portugal e o sul da Itália também estão dentro da trajetória.

Publicidade

"Devido ao risco associado à passagem do objeto espacial CZ-5B pelo espaço aéreo espanhol, os voos foram totalmente restringidos a partir desta manhã”, disse o serviço em sua conta no Twitter.

Para acalmar a população, o órgão ressaltou que a probabilidade estatística de um impacto no solo em áreas povoadas é baixa. "Essas previsões, no entanto, vêm com incertezas, e uma estimativa melhor só será possível perto da reentrada", acrescentou.

Os destroços que devem chegar à Terra nesta manhã são restos do Longa Marcha-5B Y4, que lançou ao espaço parte de estruturas para compor a futura estação espacial chinesa.

Fonte: Redação Terra
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações